Mundo
Hong Kong aumenta controle após descoberta de ovos holandeses contaminados
Produtos exportados da Europa tinham níveis excessivos de pesticida. Ao menos 17 países teriam sido afetados pelo problema.
As autoridades de Hong Kong aumentaram os controles sanitários dos ovos procedentes da Europa, depois que no começo deste mês foram encontrados na ex-colônia britânica dois lotes deste produto procedentes da Holanda com excessivos níveis de pesticida, informou neste domingo (13) a imprensa local.
O Departamento de Segurança Alimentar de Hong Kong reconheceu estar "muito preocupado" com a situação e esclareceu ainda que não tenham sio encontrados novos casos de ovos contaminados desde o dia 4 de agosto, medidas de controle mais estritas foram postas em prática para estes produtos procedentes da Europa.
A secretária de Saúde e Alimentação do território, Sophia Chan, citou concretamente os controles sobre ovos procedentes de Holanda e Bélgica, ainda que tenha assegurado que as medidas sanitárias se estendem a todo o território europeu.
A Europa é a origem de aproximadamente 20% dos ovos vendidos em Hong Kong, e habitualmente este produto de importação, mais caro que os locais, é consumido pela classe média e alta, mas após o começo do escândalo as vendas caíram a pique, segundo o jornal "South China Morning Post".
Ovos contaminados
A crise dos ovos contaminados atingiu 15 países da União Europeia (UE), Suíça e Hong Kong. Na UE, os países afetados são Bélgica, Holanda, Alemanha, França, Suécia, Reino Unido, Áustria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polônia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia e Dinamarca.
O escândalo teve origem em consequência do uso de fipronil, um inseticida estritamente proibido nos criadouros de galinhas, por parte de empresas de desinfecção que trabalhavam em explorações agrícolas da Holanda, Bélgica e Alemanha.
Mais lidas
-
1Beneficiários
Proteção Social da PM/AL convoca veteranos e pensionistas para Prova de Vida 2026
-
2Loteria
Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 27 milhões
-
3Copa do Mundo
Noruega elimina a Costa do Marfim e enfrenta o Brasil nas oitavas
-
4Cultura e tradição
Prefeitura de Maceió lança 33º Festival Municipal do Bumba-Meu-Boi
-
5Cachê milionário
Prefeito chama Gusttavo Lima de ladrão após show cancelado




