Mundo

FBI conduz operação de busca na casa do ex-chefe de campanha de Trump

Porta-voz confirmou a operação e disse que Paul Manafort está colaborando "consistentemente" com as investigações

Por G1 09/08/2017 14h23
FBI conduz operação de busca na casa do ex-chefe de campanha de Trump
Reprodução - Foto: Assessoria

Os agentes do FBI executaram um mandado de busca na casa do ex-chefe de campanha de Donald Trump, Paul Manafort. A informação, segundo a Associated Press, foi confirmada pelo seu porta-voz, Jason Maloni.

Ainda segundo Maloni, Manafort cooperou com os agentes, como tem feito "consistentemente". A busca foi feita no mês de julho, mas revelada apenas nesta quarta-feira (9) pela imprensa americana.

Foram apreendidos documentos na casa de Manafort, que fica em Alexandria, nos arredores de Washington. Segundo o "New York Times", a busca foi focada em documentos referentes à impostos e extratos bancários estrangeiros.

O ex-chefe de campanha do republicano é alvo de uma longa investigação do FBI, que visa saber mais sobre seus negócios na Ucrânia e sua ligação com o ex-presidente do país Viktor Yanukovych.

Ele também é alvo de uma outra investigação, conduzida pelo promotor Robert Mueller, sobre a suposta interferência russa nas eleições presidenciais de 2016, que levaram Donald Trump à Casa Branca.

Manafort nega qualquer irregularidade, e afirma que também tem colaborado com comissões do Congresso que investigam a questão russa no pleito.

A operação ocorreu um dia depois que Manafort prestou depoimento de forma voluntária no Comitê de Inteligência do Senado, que também investiga a interferência russa nas eleições.