Mundo

Maduro lança versão de "Despacito" para promover Constituinte

Divulgação da versão venezuelana foi feita durante o programa "Domingos com Maduro"

Por G1 25/07/2017 16h55
Maduro lança versão de 'Despacito' para promover Constituinte
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, lançou no domingo (23) uma versão do hit “Despacito” para promover a Constituinte. A eleição para os 545 membros desta assembleia está marcada para domingo (30).

"Despacito", hit dos porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee que conquistou o mundo, já se tornou a música mais reproduzida em "streaming" da história. A divulgação da versão venezuelana foi feita durante o programa "Domingos com Maduro".

Com a aproximação da votação da constuinte, a Venezuela entra em mais uma semana bastante tensa. A oposição critica a iniciativa e diz que se trata de uma manobra para o presidente permanecer mais tempo no poder.

A oposição convocou mais uma greve geral e desta vez irá durar 48 horas entre quarta (26) e quinta (27). Na semana passada, a paralisação durou 24 horas e terminou com a morte de dois jovens.

A Mesa de la Unidad Democrática (MUD) convocou também uma marcha em Caracas na sexta, na última tentativa de fazer com que Maduro desista de realizar a eleição.

"Não é o momento de se render nem de se assustar. Estamos nas horas decisivas e de definição para o futuro do país", disse no domingo o deputado opositor Freddy Guevara, em entrevista como representante da MUD.

O desafio da oposição faz parte de uma estratégia lançada após o plebiscito simbólico que realizou no último domingo, em que assegura ter arrecadado 7,6 milhões de votos contra a Constituinte.

Maduro, de 54 anos e cujo mandato termina em janeiro de 2019, não reconheceu essa consulta e acusa seus adversários de promoverem a violência para dar um golpe de Estado com o apoio dos Estados Unidos.