Mundo

Terremoto de magnitude 6,7 atinge a Turquia e ilhas da Grécia; há mortos

Epicentro do tremor foi registrado a 10,3 km da cidade turca de Bodrum e a 16,2 km da ilha grega de Kos

Por G1 21/07/2017 08h28
Terremoto de magnitude 6,7 atinge a Turquia e ilhas da Grécia; há mortos
Reprodução - Foto: Assessoria

Um terremoto de magnitude 6,7 atingiu a costa sul da Turquia e ilhas da Grécia nesta quinta-feira (20), informa o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Pelo menos duas pessoas morreram e diversas ficaram feridas, segundo a agência grega ANA.

O epicentro do tremor foi registrado às 22h30 (19h30 em Brasília) a 10 km de profundidade e a 10,3 km da cidade de Bodrum, famoso balneário turco, e a 16,2 km da ilha grega de Kos, que também é um destino turístico. Duas réplicas, de 4,7 e 4,4 de magnitude, ocorreram em seguida.

As mortes ocorreram na ilha grega de Kos e foram confirmadas pelo prefeito da ilha, George Kyritsis, à agência Reuters. O serviço de bombeiros da Grécia disse que socorreu três pessoas feridas em um prédio impactado pelo terremoto.

O chefe da Gestão de Desastres e Emergências da Turquia, Mehmet Halis Bilden, disse que não foi reportada nenhuma morte ou grande estrago no país. O governador da província de Mugla, onde fica Bodrum, disse em coletiva de imprensa que algumas pessoas tiveram ferimentos leves, e que as autoridades vão fornecer assitência àqueles que saíram às ruas.

O prefeito de Bodrum disse que o terremoto provocou pequenos danos em prédios antigos.

Pequeno tsunami

O tremor causou um pequeno tsunami na região, disse a agência europeia de terremotos EMSC, embora as autoridades turcas afirmem que grandes ondas eram mais prováveis do que um tsunami.

"Um pequeno tsunami está confirmado. EVITEM PRAIAS NA ÁREA, mas você está seguro em terrenos mais altos", disse a EMSC no Twitter.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico dos EUA, que monitora tsunamis em todo o mundo, não emitiu qualquer alerta.