Mundo

Trump e Putin já tiveram aperto de mão, encontro acontece ainda hoje

Presidente dos EUA enfrenta acusações de que antigos membros de sua equipe teriam tido contato com altos funcionários da Rússia

Por Agência Brasil 07/07/2017 09h27
Trump e Putin já tiveram aperto de mão, encontro acontece ainda hoje
Reprodução - Foto: Assessoria

O primeiro encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, é aguardado com expectativa. A imprensa internacional acompanha os movimentos de ambos os líderes que devem se reunir hoje (7) ao longo do dia durante a Cúpula do G20, em Hamburgo, na Alemanha. A agência France Presse divulgou que os dois já se cumprimentaram hoje com um aperto de mão na cúpula.

A expectativa de ambas as partes é alta segundo interlocutores dos dois países. Do lado americano, o presidente Donald Trump enfrenta acusações de que antigos membros de sua equipe teriam tido contato com altos funcionários da Rússia. O FBI investiga desde o ano passado a interferência de hackers russos nas eleições, o que segundo o relatório do FBI teria prejudicado a ex-candidata Hillary Clinton na disputa eleitoral com Trump.

O próprio Trump foi acusado de pedir que as investigações sobre a interferência russa fossem abandonadas. Segundo o ex-diretor do FBI, James Comey, sua recusa em abandonar as investigações, teria sido o motivo de sua demissão.

Donald Trump nega as acusações, mas até o momento não houve explicações claras nem sobre as denúncias que envolvem assessores diretos dele e nem sobre a acusação de Comey sobre o pedido de interrupção das investigações.

Ontem (6) Trump admitiu que a Rússia pode ter interferido nas eleições, mas procurou minimizar a importãncia do fato ao dizer que "outros países" também podem ter feito isso.

Trump enfrenta pressões internas por uma "resposta" com relação a interferência russa. Por outro lado a Rússia já sinalizou que quer a normalização do diálogo. Segundo o chanceler russo, Serguei Lavrov, a "Rússia anseia um reinício para as tensas relações".

O ponto mais crítico na era Trump foi a decisão de atacar uma base militar na Síria após um ataque químico em abril. A Rússia que é aliada do governo sírio não gostou e na época disse que aquele era o "pior momento das relações."

Ambos os países têm divergências para combater o grupo extremista Estado Islâmico.