Mundo

Trump falará com presidente chinês em meio a preocupações com Coreia do Norte

Conversas acontecem antes das reuniões que Trump terá com ambos os líderes durante a reunião do G20 em Hamburgo, Alemanha

Por Reuters 02/07/2017 17h49
Trump falará com presidente chinês em meio a preocupações com Coreia do Norte
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falará com o presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, neste domingo, em ligações que acontecem enquanto a frustração aumenta na Casa Branca em relação ao programa nuclear da Coreia do Norte e o excesso de capacidade produtiva na indústria do aço.

As conversas acontecem antes das reuniões que Trump terá com ambos os líderes durante a reunião do G20 em Hamburgo, Alemanha, em 7 e 8 de julho, onde as práticas comerciais devem ser prioridade na agenda.

Trump, que se comprometeu a adotar uma postura dura em relação ao comércio durante sua campanha eleitoral, tem analisado a imposição de novas tarifas sobre importações de aço e planeja discutir suas preocupações no encontro do G20.

A Casa Branca disse que as ligações estavam agendadas para começar às 20h no horário local (21h no horário de Brasília).

Trump, que se encontrou com Xi na Flórida em abril, disse que quer trabalhar com a China sobre as questões comerciais, mas gostaria de ver Pequim usando seu poder econômico para forçar a Coreia do Norte a reduzir seus programas nuclear e de mísseis balísticos, que são uma ameaça para os Estados Unidos e seus aliados Coreia do Sul e Japão.