Mundo

COI rompe acordo de patrocínio com McDonald’s após 41 anos

Empresa foi um dos membros fundadores do programa TOP (The Olympic Partner), que reúne os principais patrocinadores do COI

Por exame.com com EFE 16/06/2017 10h21
COI rompe acordo de patrocínio com McDonald’s após 41 anos
Reprodução - Foto: Assessoria

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta sexta-feira a ruptura “de mútuo acordo” do seu acordo de patrocínio com o McDonald’s, um dos principais patrocinadores do organismo desde 1976.

“No atual panorama de negócios, de tão rápida evolução, entendemos que o McDonald’s quer buscar novas prioridades”, disse o diretor de marketing do COI, o finlandeses Timo Lumme, em um comunicado.

Já a responsável por marketing da rede de fast-food, a brasileira Silvia Lagnado, disse que a decisão foi tomada “como parte de um plano global” e após “reconsiderar todos os aspectos”.

Segundo a nota do COI, “os termos financeiros da ruptura foram estipulados por ambas as partes e os detalhes são confidenciais”.

O McDonald’s foi um dos membros fundadores do programa TOP (The Olympic Partner), que reúne os patrocinadores principais do COI, com exclusividade neste âmbito de mercado. A última renovação da assinatura, que ocorreu em 2012, tinha prolongado o acordo até 2020.

O COI não tem “planos imediatos” de se associar com outra empresa relacionada com os serviços de alimentação e revisará seus planos no “contexto mais amplo dos programas de marketing existentes”.

Ainda que a ruptura com o COI tenha “efeito imediato”, o McDonalds seguirá sendo patrocinador local, só para a Coreia do Sul, dos Jogos de Inverno de PyeongChang 2018.

O COI ainda conta com 12 principais patrocinadores, que são Coca Cola, Atos, Dow, General Electric, P&G, Samsung e Visa, com acordos assinados até 2020, Bridgestone, Panasonic e Toyota até 2024, Alibaba até 2028 e Omega até 2032.