Mundo

Terremoto deixa um morto na Guatemala e também atinge México

Tremor, de magnitude 6.9, foi registrado no começo da madrugada e 111 quilômetros de profundidade

Por Reuters 14/06/2017 16h58
Terremoto deixa um morto na Guatemala e também atinge México
Reprodução - Foto: Assessoria
Um forte terremoto atingiu o sudoeste da Guatemala perto da fronteira com o México, na madrugada desta quarta-feira (14), deixando um morto devido ao desabamento de uma igreja e cortando o fornecimento de energia, informaram autoridades.

O tremor de magnitude 6.9 danificou prédios no Estado mexicano de Chiapas, afirmaram autoridades locais, mas não houve relatos de imediato sobre mortes no México.

"O terremoto foi sentido no território nacional e a avaliação de danos começou", disse Julio Sánchez, porta-voz do Centro Nacional de Desastre da Guatemala.

O terremoto ocorreu a 15 quilômetros a oeste-noroeste da cidade de San Marcos, por volta de 1h30 da manhã (horário local), a uma profundidade relativamente grande de 111 quilômetros, relatou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Quando mais superficial for um terremoto, mais perigoso.

Um abalo secundário aconteceu 20 minutos após o primeiro, informou a agência.

A energia foi interrompida nas regiões de Retalhuleu, Quetzaltenango e Suchitepequez na Guatemala, segundo autoridades. Uma igreja desmoronou em San Sebastián, Retalhuleu, deixando um ferido, relataram serviços de emergência.

A Autoridade de Defesa Civil no Estado mexicano de Chiapas publicou fotos no Twitter mostrando edifícios e casas danificadas.