Mundo

Dennis Rodman, ex-astro da NBA, viaja novamente à Coreia do Norte

"Espero retornar com uma atitude positiva e espero que a porta possa estar um pouco mais aberta", afirmou Rodman em rede social

Por AFP / G1 13/06/2017 14h00
Dennis Rodman, ex-astro da NBA, viaja novamente à Coreia do Norte
Reprodução - Foto: Assessoria

O ex-jogador de basquete americano Dennis Rodman viajou nesta terça-feira (13) para a Coreia do Norte, no que parece ser um novo episódio da muito controversa "diplomacia do basquete" adotada pelo atleta aposentado.

Rodman, perseguido pela imprensa e por curiosos no aeroporto internacional de Pequim, usava uma camisa com o logo de seu patrocinador PotCoin - uma moeda virtual para a indústria legal da maconha.

O ex-astro do basquete, tão famoso por suas excentricidades como por seus cinco títulos da NBA, publicou no Twitter uma foto sorridente na qual mostra sua passagem com o logo da Air Koryo, a companhia aérea norte-coreana.

"De volta a Coreia do Norte", tuitou Rodman, que agradeceu a PotCoin por financiar a missão.

"Espero retornar com uma atitude positiva e espero que a porta possa estar um pouco mais aberta", afirmou Rodman em mensagem de vídeo distribuído na citada rede social, onde acrescentou que dará detalhes da sua "missão" mais adiante.

Dennis Rodman acena para a imprensa enquanto embarca em Pequim com destino à Coreia do Norte (Foto: AP Photo/Mark Schiefelbein)

O avião com o ex-jogador do Detroit Pistons e Chicago Bulls, de 56 anos, decolou do aeroporto internacional de Pequim no começo da tarde (madrugada no Brasil) com destino à Pyongyang.

Rodman foi muito criticado nos Estados Unidos depois que viajou diversas vezes a Coreia do Norte, especialmente em 2014, com outros ex-jogadores de basquete americano.

Ele foi filmado cantando "Parabéns a Você" ao dirigente norte-coreano Kim Jong-Un, que chamou de "amigo para a vida".

Dois funcionários do governo norte-coreano confirmaram que aguardavam a chegada de Dennis Rodman durante o dia a Pyongyang, segundo a mesma emissora.

Rodman é um dos poucos ocidentais que já se reuniu com Kim Jong-Un, apresentado como um grande fã de basquete e que no fim de 2011 sucedeu o pai Kim Jong-Il.

Kim Jong-un conversa com Rodman durante jogo de basquete em foto divulgada em 2014 (Foto: KCNA/AP)

Não está claro se Rodman, que já namorou a cantora Madonna e foi casado com a a modelo e atriz Carmen Electra, se reunirá com o líder norte-coreano nem qual é o proposito de sua visita a Coreia do Norte.

Partidário declarado de Trump nas eleições, Rodman conhece o atual presidente americano por ter participado do programa "The Celebrity Apprentice", na época apresentado pelo agora chefe de Estado.

O momento é de grande tensão na península coreana com a aceleração dos programas balístico e nuclear do regime de Pyongyang.