Mundo
Por heroísmo, Espanha condecora vítima de atentados de Londres
Ignacio Echeverría defendeu uma mulher dos agressores usando o seu skate
O governo espanhol concedeu nesta sexta-feira (9) uma condecoração post mortem a Ignacio Echeverría, vítima dos atentados de Londres depois de defender uma mulher dos agressores. O seu corpo será repatriado no sábado (10) à Espanha.
O presidente espanhol, Mariano Rajoy, deu a Grande Cruz do Mérito Civil, como forma de "reconhecimento nacional", ao madrilenho de 39 anos que trabalhava pelo HSBC.
Echeverría, cuja morte só foi confirmada na quarta-feira (7), colocou-se com seu skate entre uma mulher e os agressores, o que lhe valeu o apelido de "herói do skate". O rapaz foi uma das oito vítimas do ataque.
"Era um homem de bem, um cidadão exemplar que nessa noite trágica teve a valentia de ficar diante dos terroristas para tentar salvar a vida de uma jovem que estava sendo atacada por eles", elogiou o porta-voz do governo espanhol, Íñigo Méndez de Vigo.
"É uma demonstração de altruísmo, de generosidade, de nobreza, de solidariedade, de um grande coração de alguém que certamente teve um comportamento heróico", acrescentou Méndez de Vigo.
Um avião do Estado transportará o corpo de Echeverría até a Espanha, onde chegará à base aérea de Torrejón de Ardoz, arredores de Madri. Na mesma aeronave viajarão os seus familiares que foram a Londres em sua busca, informou à France Presse uma fonte do Ministério espanhol das Relações Exteriores.
A demora das autoridades britânicas em confirmar a morte de Echeverría - o último identificado dos mortos - foi muito criticada pelo governo espanhol, que manifestou a sua "perplexidade".
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
3A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas