Mundo

Coreia do Norte mostra fotos da Terra tiradas por seu míssil

É a primeira vez que o regime de Kim Jong-un mostra imagens tiradas de uma câmera acoplada a um dos seus mísseis

Por EFE 22/05/2017 17h58
Coreia do Norte mostra fotos da Terra tiradas por seu míssil
Reprodução - Foto: Assessoria

A Coreia do Norte mostrou, nesta segunda-feira, fotos da Terra retiradas a partir de camadas superiores da atmosfera por uma câmera instalada no míssil lançado ontem, em uma aparente tentativa de demonstrar o domínio da tecnologia de reentrada para projéteis balísticos.

O “Rodong Sinmun”, jornal oficial do Partido dos Trabalhadores, publicou hoje dezenas de fotos em cores do lançamento do míssil Pukguksong 2, em que incluem várias imagens do planeta retiradas a uma grande altura (o míssil alcançou uma altura máxima de 560 quilômetros).

É a primeira vez que o regime de Kim Jong-un mostra imagens tiradas de uma câmera acoplada a um dos seus mísseis.

Os especialistas afirmaram que cinco destas fotos publicadas na página 3 do jornal parecem ter sido tiradas quando o míssil estava realizando a sua reentrada nas camadas inferiores da atmosfera.

Até o momento, o regime norte-coreano nunca forneceu dados concretos sobre o desempenho dos seus projéteis quando se realiza a “reentrada na atmosfera”, que impede avaliar as suas verdadeiras capacidades e sugere que ele ainda está em um estágio inicial.

Esta tecnologia é necessária para que a cabeça de um míssil (onde se equipam uma carga explosiva, por exemplo, uma bomba atômica) suporte a vibração e o calor da fase terminal do voo antes de causar impacto.

Agora aguardam que os analistas estudem minuciosamente as imagens, e a publicação das mesmas parece ter o objetivo de inquietar novamente à comunidade internacional e especialmente os Estados Unidos.

No início do ano, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse que estava bastante avançado o desenvolvimento de um míssil intercontinental.