Mundo

Se condições forem adequadas, Coreia do Norte diz que terá diálogo com EUA

Afirmação é de diplomata diretora-geral de relações com os EUA

Por Reuters / G1 13/05/2017 16h08
Se condições forem adequadas, Coreia do Norte diz que terá diálogo com EUA
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma diplomata norte-coreana de alto escalão que trata das relações com os Estados Unidos disse neste sábado (13) que o governo de Pyongyang pode ingressar em um diálogo com o governo dos Estados Unidos se as condições forem corretas, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Choe Son Hui, diretora-geral de relações com os EUA do Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte, fez os comentários a repórteres em Pequim durante viagem de volta para casa a partir da Noruega, de acordo com a Yonhap.

"Teremos diálogo se as condições forem estabelecidas", disse ela a repórteres quando questionada se o Norte estava se preparando para conversar com o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, de acordo com a agência de notícias.

Quando perguntada se a Coreia do Norte também estava disposta a conversar com o novo governo da Coreia do Sul, do presidente liberal Moon Jae-in, Choe disse: "Vamos ver".

Os comentários de Choe, que é uma veterana das negociações sobre o programa nuclear da Coreia do Norte, foram feitos em meio a um aumento dos esforços internacionais para pressionar a Coreia do Norte e reduzir as tensões sobre a busca do país por um arsenal nuclear.