Mundo

Quase 150 são presos em Paris por protestos após eleição francesa

Manifestantes protestavam contra Macron e contra Le Pen; eles são acusados de jogar rojões e danificar propriedades

Por Reuters / G1 08/05/2017 10h03
Quase 150 são presos em Paris por protestos após eleição francesa
Reprodução - Foto: Assessoria

A polícia de Paris prendeu 141 pessoas após manifestações realizadas durante a noite de domingo depois da vitória de Emmanuel Macron na eleição presidencial da França, informaram autoridades nesta segunda-feira (8).

Os detidos em Menilmontant, um distrito no nordeste da capital francesa, foram acusados de infrações que vão desde jogar rojões na polícia até danificar propriedades.

Manifestantes e policiais durante protesto no dia do segundo turno da eleição na França (Foto: Lara Priolet / AFP)

Os manifestantes estavam protestando tanto contra Macron -- criticado por muitos da extrema-esquerda francesa por ser um membro de uma elite financeira -- quanto contra sua adversária derrotada de extrema-direita, Marine Le Pen.

Macron derrotou Le Pen por 66% a 34% dos votos, com uma plataforma de reformas favoráveis ao mercado e com maior integração europeia.

Entretanto, uma taxa de abstenção de mais de 25% e o fato de que mais de 11% daqueles que votaram não escolheram nenhum dos candidatos apontam para um grande nível de decepção com as escolhas oferecidas no segundo turno.

A central sindical CGT convocou uma manifestação na capital francesa durante esta segunda-feira contra as políticas econômicas liberais defendidas por Macron.