Mundo

Presidente recém-eleito enfrenta primeiro protesto contra reformas em Paris

Protesto critica políticas liberais de Emmanuel Macron e defende conquistas sociais

Por EFE / G1 08/05/2017 15h46
Presidente recém-eleito enfrenta primeiro protesto contra reformas em Paris
Reprodução - Foto: Assessoria

Cerca de mil manifestantes foram às ruas do centro de Paris nesta segunda-feira (8) para criticar as políticas liberais do presidente eleito da França, Emmanuel Macron, e alertaram o novo governante para não tocar nas conquistas sociais.

Com cartazes contrários à precarização das relações trabalhistas, a chamada Frente Social, formada por sindicatos e associações, iniciou o protesto às 14h locais (9h em Brasília) na Praça da República da capital. A marcha acabou na Praça da Bastilha.

Os manifestantes criticaram especialmente a reforma trabalhista proposta por Macron, que defende, entre outras coisas, que as jornadas sejam acordadas entre funcionários e empresas, e não em acordos coletivos, como ocorre atualmente no país.

Alguns momentos de tensão entre manifestantes e policiais foram registrados no fim do ato. As autoridades ainda não informaram se houve prisões ou feridos durante o protesto.

Manifestantes durante protesto no dia seguinte à vitória de Emmanuel Macron (Foto: Lionel Bonaventure / AFP)

Durante a noite e a madrugada de domingo para segunda-feira, logo após a eleição, manifestações terminaram com 141 pessoas presas em Paris.

Há duas semanas, quando os franceses foram às urnas para o primeiro turno das eleições presidenciais, protestos contra Macron e sua adversária no pleito, a líder da extrema direita Marine Le Pen, também terminaram em violência.

Macron, de 39 anos, que será o presidente mais jovem da história da França, obteve 66,1% dos votos contra 33,9% de Le Pen.