Mundo

França: abstenção no 2º turno pode chegar a um quarto do eleitorado

Índice de comparecimento no primeiro turno foi de quase 78%, de acordo com o Ministério do Interior

Por Reuters 06/05/2017 19h50
França: abstenção no 2º turno pode chegar a um quarto do eleitorado
Reprodução - Foto: Assessoria

Um quarto do eleitorado da França deve se abster no segundo turno da eleição presidencial no domingo (7), em especial eleitores de esquerda decepcionados por ver seus candidatos eliminados no turno inicial, de acordo com uma pesquisa do instituto Odoxa. As informações são da Agência Reuters.

A taxa de abstenção prevista é a segunda pior de uma eleição presidencial desde 1965, destacando a desilusão de muitos eleitores com a necessidade de escolher entre o político de centro Emmanuel Macron e a líder de extrema-direita Marine Le Pen.

O índice de comparecimento no primeiro turno foi de quase 78%, de acordo com o Ministério do Interior.

A pesquisa para a rádio pública Franceinfo, divulgada ontem (5), mostrou que 69% dos eleitores irá se abster por se recusar a escolher entre Macron e Le Pen. Muitos votaram em candidatos mais à esquerda no primeiro turno, ocorrido em 23 de abril.

Um terço dos apoiadores do candidato de extrema-esquerda Jean-Luc Mélenchon, que ficou em quarto lugar no primeiro turno, disse que se opõe igualmente a Macron e Le Pen, segundo a sondagem.

O levantamento também revelou que os eleitores consideraram Macron mais convincente do que Le Pen no agressivo debate televisionado da noite de quarta-feira (3), confirmando a impressão geral transmitida por levantamentos anteriores e reforçando o status de Macron como favorito no domingo.

A pesquisa Odoxa foi realizada online na quinta-feira (4) com 998 pessoas.