Mundo

Greenpeace escala Torre Eiffel e gera alerta antes de eleição francesa

Grupo pendurou cartaz com dizeres "liberdade, igualdade, fraternidade" em protesto contra candidata Marine Le Pen

Por Reuters / G1 05/05/2017 10h46
Greenpeace escala Torre Eiffel e gera alerta antes de eleição francesa
Reprodução - Foto: Assessoria

O chefe de polícia de Paris convocou uma reunião de segurança emergencial nesta sexta-feira (5), dois dias antes da eleição presidencial francesa, depois que ativistas do Greenpeace escalaram a Torre Eiffel em plena luz do dia e abriram uma enorme faixa com mensagem política.

Uma dúzia de ativistas do grupo escalou a face norte da imensa estrutura de metal, um dos pontos turísticos mais visitados do mundo, para pendurar uma faixa com o lema nacional da França, "Liberdade, Igualdade, Fraternidade".

O incidente expôs as preocupações existentes com a segurança, apesar de o país estar mobilizando policiamento adicional para o domingo, dia da votação, com a convocação de milhares de policiais e soldados em reação aos ataques de militantes islâmicos que mataram mais de 230 pessoas na França nos últimos dois anos e meio.

"Acima e além dos motivos, este golpe publicitário, no clima atual, expõe falhas no esquema de segurança da Torre Eiffel", disse o chefe de polícia, Michel Delpuech.

Ativistas do Greenpeace escalam Torre Eiffel em ação para que eleitores não votem na candidata de direita Marine Le Pen (Foto: Mal Langsdon/Reuters)

Abaixo do slogan republicano francês, em letras negras grandes, estava a palavra "Resista", uma mensagem dirigida contra Le Pen e seu partido.

O Greenpeace informou que uma dúzia de ativistas participou do ato erguendo uma faixa de 300 metros quadrados perto das 7h45 locais, portanto antes do início do horário de funcionamento da torre, mas bem depois do amanhecer nesta época do ano.

"Queríamos dizer que somos contra a ascensão do nacionalismo e do autoritarismo na França e em outros países", disse o diretor do Greenpeace francês, Jean-François Julliard, à rádio pública Francinfo.

Prisão de 'radicalizado'

Também nesta sexta-feira, como parte do reforço na segurança pré-eleição, um homem "radicalizado" foi preso perto de uma base militar em Evreux no oeste da França, disse uma fonte judicial à Reuters.

Promotores especializados em casos de terrorismo foram informados, disse a fonte, sem fornecer detalhes.

Segundo turno

Ao menos três de cada quatro dos 47 milhões de eleitores franceses devem ir às urnas durante o domingo para votar em uma disputa na qual se prevê que o político de centro Emmanuel Macron irá derrotar a líder de extrema-direita, Marine Le Pen.

Delpuech disse que a reunião de emergência irá envolver a polícia, funcionários da Prefeitura de Paris e a empresa que administra a torre erigida em 1889 para comemorar o 100º aniversário da Revolução Francesa.

A torre localizada no centro da capital, perto das margens do rio Sena, atrai quase 7 milhões de visitantes por ano, perto de 20 mil por dia em média, de acordo com os operadores.

Uma dúzia de ativistas do Greenpeace foi detida para interrogatório, disseram fontes da polícia.

O ato ocorreu no último dia da campanha. Os resultados preliminares da votação devem surgir por volta das 20h locais ainda no domingo.