Mundo

Em 1ª viagem internacional, Trump visita Vaticano, Israel e Arábia Saudita

Líder americano, que ainda não fez viagens para o exterior como presidente, vai se reunir com o papa em 24 de maio

Por G1 04/05/2017 15h04
Em 1ª viagem internacional, Trump visita Vaticano, Israel e Arábia Saudita
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (4) que viajará à Arábia Saudita e Israel em sua primeira viagem ao exterior, que incluirá também uma visita ao Vaticano para se reunir com o papa Francisco.

"Minha primeira viagem ao exterior como presidente dos Estados Unidos será à Arábia Saudita, depois a Israel e, depois, a um lugar que meus cardeais amam muito, Roma", afirmou Trump, que acrescentará essas paradas em sua viagem para participar em uma cúpula da Otan em Bruxelas e do G7 na Itália.

A Santa Sé confirmou o encontro com o papa Francisco, o primeiro entre os dois líderes, que têm posições muito diferentes sobre temas como migração e mudança climática. Será no dia 24 de maio.

Fontes da Casa Branca disseram à agência Reuters que o presidente americano pretende ganhar adeptos na luta antiterrorismo e mostrar que seu lema America First (a América primeiro) é compatível com a liderança global de seu país.

A Santa Sé detalhou que o encontro entre o papa e Trump está previsto para às 8h30 local (3h30, em Brasília) e acontecerá no Palácio Apostólico vaticano. Em seguida, o presidente americano se reunirá com o secretário do Estado vaticano, o cardeal Pietro Parolin, e com o secretário vaticano de Relações com os Estados, Paul Gallagher.