Mundo

Ameaça de paralisação do governo dos EUA diminui após concessão de Trump sobre muro

Democratas ameaçavam não aprovar orçamento esta semana se Trump insistisse em incluir muro na fronteira com o México

Por Reuters 25/04/2017 19h59
Ameaça de paralisação do governo dos EUA diminui após concessão de Trump sobre muro
Reprodução - Foto: Assessoria
A ameaça de paralisação do governo dos Estados Unidos neste final de semana aparentemente diminuiu nesta terça-feira (25), depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, recuou da exigência de que o Congresso incluísse o financiamento do muro que planejou erguer na fronteira com o México em um projeto de lei sobre dotações orçamentárias.

Em comentários feitos a veículos de imprensa conservadores na noite de segunda-feira, que foram confirmados pela Casa Branca, Trump disse que pode esperar até que seus colegas republicanos esbocem o plano orçamentário para o ano fiscal que começa em 1º de outubro para buscar fundos para o muro.

Os republicanos controlam as duas casas do Congresso, mas o atual projeto de lei de gastos, que tem que ser aprovado até a noite de sexta-feira, precisa de 60 votos dos 100 membros do Senado, onde os republicanos têm 52 cadeiras, o que significa que ao menos alguns democratas teriam que apoiá-lo. Líderes democratas disseram que o projeto não receberá votos do partido se os fundos para o muro forem incluídos.

A notícia sobre os comentários de Trump ajudou a provocar um alta no rendimento dos título da dívida do Tesouro dos EUA.

Ainda que a disputa a respeito do financiamento do muro tenha terminado, republicanos e democratas ainda têm alguns temas difíceis para resolver ao longo dos próximos dois dias.

Com sua demanda de inclusão de fundos para a obra, Trump vinha correndo o risco de os opositores o culparem por uma paralisação parcial do governo que começaria no sábado – dia em que o presidente, cujos índices de aprovação despencaram desde que tomou posse, irá comemorar seus 100 dias no cargo.

As exigências da Casa Branca para que os contribuintes norte-americanos paguem a conta do muro fronteiriço enfraqueceram especialmente porque Trump fez campanha prometendo não somente construí-lo, mas fazer o México pagar por ele.

O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, saudou os comentários da noite de segunda-feira e observou que há republicanos que também se opõem ao muro.

"É uma ótima notícia que o presidente pareça estar tirando o muro da jogada nas negociações que estamos tendo sobre o projeto de lei de dotações nesta semana", disse Schumer no plenário do Senado na manhã desta terça-feira.

"Isso afastaria a perspectiva de uma luta desnecessária por uma proposta que membros dos dois partidos não apoiam... se a ameaça de um muro for retirada, como espero que seja o caso, nossas negociações podem continuar e podemos, espero, resolver todas as questões pendentes até sexta-feira."

Se nenhuma medida de gastos cobrindo o período entre 29 de abril e 30 de setembro for aprovada até o primeiro minuto de sábado, o financiamento governamental irá acabar e centenas de milhares dos vários milhões de servidores públicos do país serão dispensados temporariamente.