Mundo

Governo pode sofrer paralisação no 100º dia da administração de Trump

Insistência do presidente em incluir muro na fronteira mexicana em orçamento bloqueia negociações e governo pode ficar sem dinheiro

Por G1 24/04/2017 18h41
Governo pode sofrer paralisação no 100º dia da administração de Trump
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente dos EUA, Donald Trump, corre o risco de enfrentar uma paralisação do governo federal no próximo final de semana, quando completa 100 dias de mandato, se não desistir de incluir em sua proposta de orçamento ao Congresso o financiamento do muro na fronteira com o México, alertaram nesta segunda-feira (24) líderes democratas.

“Se o presidente parar de insistir nisso, podemos fechar o orçamento até sexta”, disse em uma entrevista coletiva o líder da minoria democrata no Senado Chuck Schumer, ao falar sobre as negociações entre representantes democratas e republicanos, de acordo com a Associated Press.

A líder da minoria democrata na Câmara, Nancy Pelosi, concordou. Ela disse que, embora Trump tenha prometido em sua campanha que iria construir o muro, ele “não prometeu que faria isso tirando comida da boca de crianças” e cortando programas para idosos, de educação e do meio-ambiente. Ela chamou o muro de “uma proposta imoral, ineficiente e insensata”.

Sábado, dia em que Trump completa 100 dias à frente da presidência, é também o dia em que o governo ficará sem dinheiro, a não ser que o Congresso aprove uma nova legislação financiando as agências federais. Se não houver acordo sobre os gastos, partes do governo federal terão que parar de funcionar às 12h01 locais do sábado, de acordo com a Reuters.

Os senadores republicanos não podem garantir sozinhos a aprovação do orçamento, porque dispõem de 52 votos, mas precisam de 60, necessitando assim do apoio de ao menos oito colegas democratas.

Funcionários da Casa Branca e líderes dos dois partidos disseram que não querem que o governo seja paralisado. Mas funcionários do governo continuam insistindo que os legisladores incluam verbas para o muro no orçamento, e a proposta se tornou o principal obstáculo para um acordo.

“Ao invés de arriscar uma paralisação do governo enfiando esse muro garganta abaixo do Congresso e do povo americano, o presidente deveria nos deixar chegar a um acordo”, disse Schumer.

Trump disse durante sua campanha que o México pagaria pela estrutura, cujo custo é estimado em dezenas de bilhões de dólares. As autoridades mexicanas, no entanto, já afirmaram repetidas vezes que não irão pagar a obra, por isso a Casa Branca está buscando dinheiro dos contribuintes americanos para financiar o início da construção.

"O muro é uma ferramenta muito importante para impedir que drogas entrem aos montes no nosso país e envenenem nossos jovens (e muitos outros!). Se... o muro não for construído, o que será, a situação das drogas NUNCA será resolvida da maneira que deveria ser!", tuitou Trump nesta segunda-feira.

O Departamento de Segurança Interna estimou o custo total da barreira em cerca de US$ 21,6 bilhões.

No final de semana, ele postou: “futuramente, mas em uma data posterior, e assim podemos começar mais cedo, o México vai pagar, de alguma forma, pelo muro tão necessário”.

Para marcar seu 100º dia na Casa Branca, Trump anunciou um comício na Pensilvânia no sábado.