Mundo

Putin diz que relações com os Estados Unidos pioraram com Trump

Secretário de Estado americano, Rex Tillerson, está em visita a Moscou

Por G1 12/04/2017 09h42
Putin diz que relações com os Estados Unidos pioraram com Trump
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (12) que os níveis de confiança entre Moscou e Washington se deterioraram desde que o presidente americano, Donald Trump, tomou posse, segundo a Reuters. A declaração acontece durante visita do secretário de Estado americano, Rex Tillerson, a Moscou.

"Poderíamos dizer que o nível de confiança em um nível de trabalho, especialmente no nível militar, não melhorou, mas tem deteriorado", declarou, segundo transcrição da entrevista divulgada pelo Kremlin.

Um ataque norte-americano a uma base militar síria na semana passada provocou atrito entre os Estados Unidos e a Rússia, que é aliada do regime de Bashar al-Assad. Os americanos disseram ter apenas reagido a um ataque do governo sírio com armas químicas na cidade de Khan Sheikhounm, que é controlada por rebeldes anti-Assad, deixando mais de 80 mortos.

A Rússia afirmou que os americanos utilizaram falsos pretextos para atacar. Segundo presidente russo, o regime sírio se desfez de seu arsenal de armas químicas. Putin defende que os ataques aéreos do governo sírio atingiram um estoque rebelde de armas químicas, liberando gás venenoso.

Visita americana

O clima tenso ficou ainda mais evidente desde que o Kremlin afirmou que o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, não se encontraria com o presidente russo durante sua visita. Nesta quarta, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, voltou atrás e disse que existe uma possibilidade de haver esse encontro.

O antecessor de Tillerson, John Kerry, costumava se reunir com Putin e com o ministro das Relações Exteriores russo em visitas a Moscou, e Putin concedeu várias audiências ao próprio Tillerson quando ele comandava a petroleira Exxon Mobil antes de assumir seu cargo atual no governo de Donald Trump.

Tillerson foi recebido nesta manhã pelo chefe da diplomacia de Moscou, Serguei Lavrov. O chanceler russo disse ao colega americano que a Rússia pretende conhecer "as verdadeiras intenções" dos Estados Unidos. Tillerson respondeu que deseja um diálogo "aberto, franco e sincero", de acordo com a France Presse.