Mundo

Explosão em depósito de munições esvazia cidade na Ucrânia

Depósitos abrigavam mais de 138 mil toneladas de munições e morteiros, principalmente de artilharia.

Por G1 23/03/2017 10h00
Explosão em depósito de munições esvazia cidade na Ucrânia
Reprodução - Foto: Assessoria

Milhares de pessoas deixaram a cidade de Balakliia, no leste da Ucrânia, depois que um depósito de munição, um dos maiores do país, pegou fogo e explodiu na madrugada desta quinta-feira (23), informaram autoridades locais. Não há informações sobre vítimas.

A prefeitura montou uma operação de emergência pra esvaziar a cidade. A maior parte dos moradores saiu do município. Muitos foram levados para abrigos na região.

Segundo a agência de notícias russa Sputnik, o promotor militar ucraniano Anatoli Matios disse que a explosão foi provocada por uma sabotagem, mas não apontou quem seria o autor dessa sabotagem. "Não temos informações sobre vítimas", escreveu ele em sua página do Facebook.

Matios afirmou que foi criada uma zona de segurança de 7km em torno do local da explosão.

Munições

Os depósitos abrigavam mais de 138 mil toneladas de munições e morteiros, principalmente de artilharia, segundo o procurador-militar Anatolii Matios, ressaltando que não havia recebido nenhuma informação sobre as eventuais vítimas.

O armamento armazenado estava destinado às tropas que combatem os rebeldes pró-russos nas zonas limítrofes do leste, segundo a rede de televisão ucraniana One Plus One TV.

Em dezembro de 2015, "já havia ocorrido uma tentativa de incendiar os depósitos de armas em Balakliia", segundo a mesma fonte.

Ao menos duas pessoas morreram em outubro de 2015 em uma série de explosões em um depósito de munições em Svatové, pequena cidade próxima à linha de frente.

Os depósitos, nos quais é armazenada uma grande quantidade de armamento por vezes em condições rudimentares, são atacados às vezes pelos rebeldes.

O conflito entre separatistas pró-russos e forças ucranianas, que começou em abril de 2014, já deixou mais de 10 mil mortos.