Mundo

Polícia dispersa manifestação anti-imigrantes na África do Sul

Manifestação ocorreu após onda de ataques a edifícios ocupados por estrangeiros suspeitos de tráfico de drogas

Por AFP / G1 24/02/2017 09h28
Polícia dispersa manifestação anti-imigrantes na África do Sul
Reprodução - Foto: Assessoria

A polícia sul-africana disparou nesta sexta-feira (24) bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha para dispersar centenas de manifestantes anti-imigrantes que se aproximavam do Ministério do Interior em Pretória, constatou a AFP.

Esta manifestação ocorreu após uma onda de violentos incidentes durante os quais foram saqueados e incendiados edifícios ocupados por estrangeiros suspeitos de tráfico de drogas em Johannesburgo e Pretória.

Os manifestantes, convocados por um coletivo de habitantes de um "township" (favela) de Pretória, acusam os estrangeiros de roubar o trabalho dos sul-africanos e de encorajar a criminalidade, isso em um contexto de pobreza e elevado desemprego.

Cerca de 500 manifestantes se reuniram na manhã desta sexta-feira para se dirigir ao ministério do Interior. Ali havia se mobilizado a polícia antidistúrbios, que os dispersou com bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral, além de balas de borracha, segundo um jornalista da AFP.

Os atos de violência anti-imigrantes são comuns na África do Sul. Em 2015, sete pessoas morreram em saques de lojas de estrangeiros, em Johannesburgo e Durban. Em 2008, outros distúrbios xenófobos deixaram 62 mortos.