Mundo

Cidade protesta contra suposto caso de estupro de jovem por policial

Jovem negro de 22 anos que sofreu ferimentos graves diz que policial abusou dele usando um cassetete

Por AFP / G1 07/02/2017 17h18
Cidade protesta contra suposto caso de estupro de jovem por policial
Reprodução - Foto: Assessoria

A cidade francesa de Aulnay-sous-Bois, na periferia norte de Paris, foi cenário de distúrbios após um suposto abuso sexual de um jovem por um policial durante sua prisão, informaram fontes policiais.

Os distúrbios foram registrados após a quinta-feira passada (2), quando um jovem negro de 22 anos precisou ser submetido a cirurgia após ter sofrido graves ferimentos na região retal durante uma operação de verificação de identidade. O jovem afirma que um dos policiais abusou dele usando um cassetete.

O agente em questão foi acusado de estupro e três de seus colegas por violência. Os quatro foram suspensos de suas funções.

Centenas de pessoas participaram na segunda à noite de uma passeata em apoio ao jovem falecido. Ao menos 26 pessoas foram detidas na noite de segunda-feira (6) depois que vários veículos foram incendiados e lojas deterioradas.

Manifestantes protestam em rua de Aulnay-sous-Bois, ao norte de Paris, um dia depois que um policial francês recebeu acusações por estupro de um jovem (Foto: AP Photo/Milos Krivokapic)

Uma fonte policial acrescentou que forças de ordem dispararam para o alto. Os policiais "viram-se encurralados e tiveram que usar suas armas, atiraram para o ar", explicou.

O prefeito de Aulnay-sous-Bois, Bruno Beschizza, pediu ao governo francês que se comunique por meio de uma "forte mensagem" com os moradores dessa cidade multiétnica para que saibam que "o Estado está com eles e não contra eles".

O presidente francês, François Hollande, fez alusão nesta terça-feira (7) a esse caso, indicando que o papel da Justiça é "proteger" os cidadãos, "inclusive" quando um "agente das forças de ordem" está envolvido.