Mundo

Irã inicia exercícios militares com mísseis

Anúncio é feito um dia depois de os Estados Unidos divulgarem novas sanções ao país, em resposta a teste de míssil.

Por France Presse 04/02/2017 12h32
Irã inicia exercícios militares com mísseis
Reprodução - Foto: Assessoria

O Irã, em plena escalada da tensão com os Estados Unidos, iniciou neste sábado (4) exercícios militares que incluem mísseis, anunciaram os Guardiões da Revolução, unidade militar de elite.

As manobras têm o objetivo de mostrar "a total preparação para enfrentar as ameaças e as sanções humilhantes" contra o Irã anunciadas nesta sexta (3) pelos Estados Unidos, assinala o site oficial dos Guardiões, Sepahnews. Durante o exercício, serão testados diferentes sistemas de radares, e mísseis de fabricação local, bem como centros de comando, diz o texto.

O anúncio é feito um dia depois de os Estados Unidos anunciarem novas sanções ao Irã, em resposta ao teste de um míssil balístico em 29 de janeiro, que irrritou o novo governo americano. Em visita a Tóquio neste sábado, o secretário de Defesa americano, James Mattis, afirmou que o Irã é "o Estado que mais apoia o terrorismo no mundo".

A tensão entre Irã e Estados Unidos, que romperam relações diplomáticas após a Revolução Islâmica, em 1979, aumentou fortemente após a posse de Donald Trump, em 20 de janeiro.