Mundo

Secretário diz que EUA esperam terminar muro fronteiriço em dois anos

John Kelly diz acreditar que financiamento do Congresso para projeto sairá "relativamente rápido"

Por Reuters / G1 02/02/2017 14h50
Secretário diz que EUA esperam terminar muro fronteiriço em dois anos
Reprodução - Foto: Assessoria

O secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos, John Kelly, disse nesta quinta-feira (2) esperar que um muro ao longo da fronteira sul dos EUA com o México esteja concluído dentro de dois anos, de acordo com uma entrevista à Fox News.

"O muro será construído primeiro onde é mais necessário, e então ele será completado. Essa é a maneira que eu olho para isso", disse Kelly na entrevista. "Eu realmente espero ter isso feito nos próximos dois anos."

Ele acrescentou que acredita que o financiamento do Congresso para o projeto sairá "relativamente rápido".

O presidente americano, Donald Trump, assinou em 25 de janeiro um decreto que tem como objetivo "garantir a segurança da fronteira sul dos Estados Unidos com a construção imediata de um muro".

O decreto provocou uma grave crise diplomática com o México, país que Trump deseja que pague pelo muro, ao mesmo tempo que representa o início da execução da mais emblemática de suas promessas de campanha: a construção de um muro ao longo dos 3,2 mil quilômetros de fronteira para conter a imigração ilegal. Quase um terço desta fronteira já conta com barreiras.