Mundo

Suspeito do ataque a boate de Istambul no Ano Novo é detido na Turquia

Atirador deixou 39 mortos e 69 feridos na boate Reina

Por G1 17/01/2017 01h46
Suspeito do ataque a boate de Istambul no Ano Novo é detido na Turquia
Reprodução - Foto: Assessoria

O suspeito de ser o autor do ataque a uma boate de Istambul na noite de Ano Novo foi detido na Turquia, de acordo com o jornal turco "Hürriyet".

Segundo o jornal, Abdulkadir Masharipov foi preso no bairro de Esenyurt, em Istambul, e foi levado para avaliação médica. Ainda de acordo com o "Hürriyet" seu filho de 4 anos estava perto dele no momento da prisão.

O jornal divulgou uma foto do momento da prisão do suspeito.

O atirador matou pelo menos 39 pessoas e deixou 69 feridos na boate Reina, famosa casa noturna de Istambul, que também tem uma área de bar e restaurante. O ataque foi reivindicado pelo grupo "Estado Islâmico".

O vice-primeiro-ministro Numan Kurtulmus disse nesta segunda, antes da prisão do suspeito, que o ataque foi realizado de maneira profissional. "Aparentemente o ataque à boate Reina não foi apenas um ato de uma organização terrorista, mas também houve uma organização de Inteligência envolvida. Foi um ato extremamente planejado e organizado", disse.

Após o ataque, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan afirmou que o atentado teve por objetivo "semear o caos no país". "Agem para destruir a moral do país e semear o caos com esses ataques de ódio contra civis", declarou Erdogan em sua primeira reação ao massacre, segundo um comunicado publicado pela presidência.