Mundo

Donald Trump nomeia genro como assessor sênior na Casa Branca

Empresário do setor imobiliário, Jared Kushner é casado com Ivanka Trump

Por G1 10/01/2017 00h17
Donald Trump nomeia genro como assessor sênior na Casa Branca
Reprodução - Foto: Assessoria
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeu nesta segunda-feira (9) Jared Kushner, seu genro, como assessor sênior na Casa Branca, uma escolha potencialmente delicada diante da lei antinepotismo.

"Jared foi um ativo tremendo e um assessor de confiança ao longo da campanha e da transição e estou orgulhoso de tê-lo no rol de liderança chave do meu governo", disse Trump em um comunicado, segundo a France Presse.

A nova posição para Kushner já havia sido antecipada, mas não era claro que papel ele teria, relata a Reuters. Diferentemente de cargos no gabinete, o posto não exige confirmação no Senado.

Como Trump, Kushner é um empresário do setor imobiliário de Nova York, com uma ampla rede de negócios, o que poderia levar a potenciais conflitos de interesses.

Kushner, de 35 anos, que casou com a filha mais velha de Trump, Ivanka, em 2009, ajudou o republicano Trump a chegar a vitória contra a democrata Hillary Clinton nas eleições de 8 de novembro.

Ele surgiu como uma voz importante logo cedo na campanha de Trump e se envolveu em quase todos os aspectos dela, de decisões-chaves sobre a equipe até estratégia e arrecadação.

Kushner comanda a empresa de desenvolvimento imobiliário da sua família, a Companhia Kushner, e está à frente do jornal semanal "New York Observer", que ele adquiriu quando tinha 25 anos.

Não está claro como uma indicação de Kushner seria afetada pela lei federal antinepotismo, que proíbe um presidente de empregar membros da sua família no governo. O genro de Trump aceitou o posto após receber aconselhamento legal citando decisões de tribunais de que a legislação antinepotismo não se aplicaria a cargos na Casa Branca.

Segundo o "New York Times", o grupo chinês Anbang está em negociações para investir num projeto de reforma de um prédio emblemático de Nova York de propriedade da Companhia Kushner.