Mundo

Quatro pessoas são presas em conexão com suspeito de ataque em Berlim

Polícia alemã ofereceu R$ 347 mil como recompensa por informações que levem ao tunisiano

Por Reuters 22/12/2016 23h37
Quatro pessoas são presas em conexão com suspeito de ataque em Berlim
Reprodução - Foto: Assessoria

O procurador-geral da Alemanha confirmou as prisões de quatro pessoas que tiveram contato com o tunisiano suspeito de realizar o ataque a um mercado natalino que matou 12 pessoas em Berlim, disse o jornal alemão Bild nesta quinta-feira (22).

O procurador-geral não estava imediatamente disponível para comentar.

Perseguição

A Alemanha ofereceu uma recompensa de até 100 mil euros (347 mil reais) por informações que levem à prisão de um homem tunisiano suspeito de envolvimento no ataque com caminhão em Berlim, identificando-o como Anis Amri, de 24 anos, que poderia estar armado.

O Ministério Público Federal (GBA) disse em um comunicado que uma busca por Amri estava em andamento, com o apoio de forças policiais em todos os 16 Estados federais da Alemanha.

"Anis Amri tem 1,78 cm de altura e pesa cerca de 75 kg, tem cabelos pretos e olhos castanhos", disse o gabinete da promotoria no comunicado. "Cuidado: ele pode ser violento e estar armado!"

Duas fotos de Amri foram publicadas no site do GBA.

Suspeito foi investigado

As autoridades alemãs observaram o tunisiano Anis Amri por um período este ano para tentar determinar se ele planejou um assalto para financiar a compra de armas automáticas para um possível ataque, disse à Reuters uma fonte judicial em Berlim.

A fonte, confirmando uma reportagem online do jornal Bild, disse que as autoridades interromperam as atividades de monitoramento depois que não conseguiram provar as suspeitas.

O Bild informou que Amri foi monitorado entre março e setembro. A fonte se recusou a especificar o período de observação.