Mundo

Atentados na Alemanha, Suíça e Turquia voltam a colocar Europa em alerta

Doze pessoas morreram e 48 ficaram feridas no ataque em feira em Berlim

Por G1 20/12/2016 13h00
Atentados na Alemanha, Suíça e Turquia voltam a colocar Europa em alerta
Reprodução - Foto: Assessoria

Os atentados na Turquia, na Alemanha e na Suíça, na segunda-feira (19), voltaram a colocar a Europa em alerta para novos ataques terroristas. Várias cidades reforçaram a segurança principalmente nos mercados de Natal.

Em Berlim, 12 pessoas morreram e 48 ficaram feridas depois que um caminhão avançou sobre a feira de natal que acontecia perto da ruína da igreja Kaiser Wilhelm, bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. O ataque lembra o atentado de Nice, durante a festa da Queda da Bastilha, em julho, quando um caminhão invadiu a avenida da praia matando mais de 80 pessoas.

Em Ancara, na Turquia, o embaixador russo Andreï Karlov foi morto a tiros durante a inauguração de uma exposição de fotos em uma galeria de Ancara, na Turquia, na noite de segunda. Em Zurique, na Suíça, três pessoas ficaram feridas após um homem fazer vários disparos em uma mesquita.

A polícia de Berlim irá aumentar significativamente as medidas de segurança nos próximos dias, como com a construção de barreiras, disse o chefe da polícia da cidade. Uma autoridade de Berlim também disse que os planos para a véspera de Ano Novo irão continuar, mas os passos de segurança serão revistos, segundo a Reuters.

Londres também aumentou o policiamento nas ruas e o prefeito londrino prometeu revisar todos os planos de segurança, de acordo com o Jornal Hoje.

Em Paris, o nível de vigilância está no máximo. O presidente francês, François Hollande, fez um pronunciamento para expressar sua solidariedade com o povo alemão e falar sobre o reforço na segurança. "Enfrentamos um alto nível de ameaça, mas prometemos ter uma operação de segurança em grande escala", declarou o chefe de Estado francês em uma declaração do palácio do Eliseu.

Em Bruxelas, os policiais também estão de prontidão. Do lado de fora do prédio da Comissão Europeia, as bandeiras estão a meio mastro. A solidariedade também partiu do presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que o crime contra "civis pacíficos é de um cinismo selvagem".

Um porta-voz do departamento de estado dos Estados Unidos disse nesta terça, segundo o Jornal Hoje, que não há uma ligação clara entre os atentados e que o objetivo dos grupos terroristas é espalhar o medo. Sob pressão com as ofensivas na Síria e no Iraque, eles estariam sob forte pressão para executar ataques de grande repercussão.

O departamento de estado americano tinha divulgado um alerta no mês passado sobre a possibilidade de atentados na Europa durante o período do natal e voltou a pedir que os americanos tomem cuidado e permaneçam vigilantes.