Mundo

Ministro da defesa russo diz que todos os civis saíram do leste de Aleppo

Ele disse ainda que 3.400 rebeldes da oposição moderada entregaram suas armas

Por G1 16/12/2016 13h15
Ministro da defesa russo diz que todos os civis saíram do leste de Aleppo
Reprodução - Foto: Assessoria

O ministro da Defesa russo afirmou nesta sexta-feira (16) que todos os civis e a maioria dos rebeldes já saíram da parte leste de Aleppo, informou a agência de notícias Tass, da Rússia.

Ele disse que mais de 3.400 rebeldes da oposição moderada entregaram suas armas. Afirmou ainda que a tomada de Aleppo cria condições para uma resolução pacífica do conflito sírio.

A retirada nas últimas áreas de Aleppo comandadas pela oposição chegou a ser suspensa nesta sexta-feira porque milicianos pró-Damasco exigiram que os feridos também fossem retirados de dois vilarejos xiitas cercados por combatentes rebeldes.

Além disso, segundo o Exército russo, as tropas sírias estão liquidando os "últimos focos de resistência" dos rebeldes no leste de Aleppo, a ponto de cair completamente em mãos do regime do presidente Bashar al Assad.

“A operação de libertação dos bairros da zona leste de Aleppo sob controle dos rebeldes por parte do exército sírio terminou. As tropas governamentais liquidam os últimos focos de resistência dos radicais", informou em um comunicado o Exército russo.

O cessar-fogo em Aleppo foi negociado na quarta-feira, mas representantes dos grupos rebeldes denunciaram que milícias iranianas abriram o fogo durante o início da retirada, que não pôde começar até a manhã de quinta-feira (15).

Grupo que foi retirado do leste rebelde de Aleppo chega à cidade de al-Rashideen, que é controlada pelos rebeldes (Foto: Ammar Abdullah/Reuters)