Mundo

Unicef: uma criança morre a cada 10 minutos no Iêmen por desnutrição

Desnutrição no país alcançou um nível recorde e continua aumentando

Por AFP / G1 13/12/2016 09h15
Unicef: uma criança morre a cada 10 minutos no Iêmen por desnutrição
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma criança morre a cada 10 minutos no Iêmen em consequência de diarreias, desnutrição e infecção das vias respiratórias, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A entidade estima que quase 2,2 milhões de menores de idade sofrem de desnutrição aguda e precisam de tratamento médico urgente.

"A desnutrição no Iêmen alcançou um nível recorde, que continua aumentando. O estado de saúde das crianças nunca foi tão catastrófico como agora", afirmou Meritxell Relano, representante do Unicef no país, o mais pobre da península arábica, com 26 milhões de habitantes.

Ao menos 462 mil crianças sofrem de "desnutrição aguda severa", o que representa um aumento de 200% na comparação com 2014, informa um comunicado do Unicef.

A guerra civil entre rebeldes huthis, apoiados pelo Irã, e as forças governamentais, respaldadas pela Arábia Saudita, agravou a situação humanitária no Iêmen em 2015. Os grandes prejudicados são os menores de idade.

A província de Saada, reduto huthi na região norte do Iêmen, tem o índice de atraso de crescimento na infância mais elevado do mundo.

Oito em cada 10 crianças sofrem desnutrição crônica nesta região do Iêmen, afirma o Unicef.