Mundo

Governo sírio retoma controle de toda a área rebelde de Aleppo

Forças governamentais fizeram forte ofensiva na cidade e rebeldes concordaram em sair após anos de sangrentas batalhas

Por G1 13/12/2016 17h46
Governo sírio retoma controle de toda a área rebelde de Aleppo
Reprodução - Foto: Assessoria

O governo da Síria retomou o controle sobre toda a área rebelde de Aleppo e os combates na cidade terminaram após anos de sangrentas batalhas, afirmou o governo russo nesta terça-feira (13).

"De acordo com a última informação que recebemos nessa última hora, as ações militares no leste de Aleppo terminaram", disse a jornalistas o embaixador russo na ONU Vitaly Churkin, segundo a agência russa Sputnik. "O governo sírio restabeleceu controle do leste de Aleppo, e agora vem o estágio das ações humanitárias", completou.

O governo entrou por terra no enclave rebelde de Aleppo, no leste da cidade, em 27 de novembro. Com o apoio de ataques aéreos contínuos, minou as forças oposicionistas. Nesta terça-feira (13), os rebeldes concordaram em se retirar da cidade, em um acordo selado com a ajuda da Rússia e da Turquia. A Rússia apoia o regime do presidente Bashar al-Assad, enquanto a Turquia dá apoio aos insurgentes. A saída deles deve acontecer nas próximas horas, segundo Churkin.

Aleppo, que já foi a capital econômica da Síria, virou o símbolo da guerra que devasta o país desde março de 2011 e que já provocou mais de 300 mil mortes. As forças do governo ocupam a zona oeste da cidade e desde julho deste ano formam um cerco contra os rebeldes, que controlam bairros do leste.

Execuções sumárias

A ONU denunciou relatos de execuções sumárias em Aleppo nas últimas 48 horas. Segundo esses relatos, as tropas pró-governo mataram ao menos 82 civis, entre eles 11 mulheres e 13 crianças. "Aleppo está sofrendo seus dias mais obscuros. Temos relatórios críveis de assassinatos brutais de famílias, execuções sumárias, incluindo crianças e mulheres, casas incendiadas com pessoas dentro, ataques contra hospitais. E a lista segue", afirmou aos jornalistas o embaixador francês na ONU, François Delattre.

"Francamente, a situação em Aleppo vai além das palavras, além da vergonha", disse Delattre, ressaltando que "crimes de guerra" estão sendo cometidos diariamente na principal cidade do norte da Síria.

A CNN afirmou que as tropas entraram nas casas para cometer os assassinatos, citando relato do porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Rupert Colville. Colville disse ter recebido "relatos profundamente perturbadores" de que corpos estavam nas ruas da cidade e que os moradores não conseguiam recuperá-los em meio ao intenso bombardeio, segundo a CNN. A rede americana disse não ter conseguido verificar a informação.