Mundo

Trump nomeia cético sobre mudança climática para dirigir agência ambiental

Scott Pruitt, opositor da política climática de Barack Obama. Vários defensores do meio ambiente criticaram a designação de Pruitt, entre eles o senador Bernie Sanders.

Por G1 08/12/2016 12h10
Trump nomeia cético sobre mudança climática para dirigir agência ambiental
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou Scott Pruitt, opositor da política climática de Barack Obama, para liderar a agência de meio ambiente, informou a imprensa nesta quarta-feira (7), citando um responsável da equipe de transição.

Pruitt, republicano de 48 anos, é atualmente secretário de Justiça do estado de Oklahoma, que promove uma ação contra a Agência de Proteção Ambiental (EPA), que agora passará a dirigir.

Como secretário estadual de Justiça, Pruitt promoveu uma batalha judicial contra as medidas do presidente Barack Obama, aplicadas pela EPA, para reduzir as emissões de gases do efeito estufa nas centrais elétricas a carvão.

Durante sua campanha, Trump prometeu retirar as leis e regulamentações para a proteção ambiental e o combate ao aquecimento climático, acusando Obama de ter declarado guerra ao carvão, um tema eleitoral sensível em vários estados.

Trump também anunciou que tiraria os Estados Unidos, segundo emissor mundial de gases do efeito estufa, atrás da China, do acordo sobre o clima, firmado em 2015 por 192 países.

Mas após ser eleito presidente, Trump parece ter moderado suas posições.

Vários defensores do meio ambiente criticaram a designação de Pruitt, entre eles o senador Bernie Sanders, que lutou pela indicação democrata à Casa Branca.

"O problema de Pruitt não é apenas negar a mudança climática, mas também ser alguém que tem trabalhado muito próximo da indústria de energia fóssil para tornar este país mais dependente dela", disse Sanders ao considerar a designação de Pruitt "triste e perigosa".