Mundo

Avião da LaMia fez trajeto diferente do plano de voo informado

Voo deveria sair de uma cidade, mas saiu de outra mais distante

Por G1 02/12/2016 10h39
Avião da LaMia fez trajeto diferente do plano de voo informado
Reprodução - Foto: Assessoria

O coronel Freddy Bonilla, secretário de segurança da Aeronáutica Civil da Colômbia, afirmou em entrevista ao jornal local “El Tiempo” que o avião que se acidentou levando a delegação da Chapecoense fez um trajeto diferente daquele informado no plano de voo.

Segundo Bonilla, o plano de voo da empresa LaMia informava que o avião decolaria da cidade de Cobija, na Bolívia, mas acabou decolando de Santa Cruz de la Sierra, que fica mais longe do destino, Rionegro.

“A aerolinha entregou à Aeronáutica Civil uma autorização de saída, avalizada pela autoridade boliviana, a partir da localidade de Cobija e com destino a Rionegro. Ficamos sabendo que na verdade ele vinha de Santa Cruz, que fica muito mais ao sul, quando o avião já estava no espaço aéreo colombiano”, disse.

Bonilla voltou a fizer que a aeronave não tinha combustível quando se acidentou e disse que a investigação e a análise das caixas pretas vai determinar o motivo. “Pode ter muitas causas técnicas, como uma fuga [de combustível] durante o trajeto, ou um consumo anormal, ou que simplesmente não se tenha abastecido com o combustível suficiente para o voo”, afirmou.