Mundo

Notícias falsas sobre eleição nos EUA têm mais alcance que reais

Buzzfeed News analisou 40 notícias (verdadeiras e falsas) em 3 meses

Por G1 17/11/2016 14h20
Notícias falsas sobre eleição nos EUA têm mais alcance que reais
Reprodução - Foto: Assessoria

Várias notícias falsas sobre as eleições presidenciais nos Estados Unidos tiveram mais alcance no Facebook do que as principais histórias eleitorais de 19 grandes fontes de notícias, como os jornais “New York Times”, o “Washington Post” e a NBC News. Esse foi o resultado de uma análise do BuzzFeed News divulgada na quarta-feira (16).

Nos três últimos meses de campanha, 20 histórias falsas, de sites que se dizem informativos e de blogs, relacionadas às eleições geraram 8,711 milhões de compartilhamentos, reações e comentários no Facebook.

No mesmo período, as 20 melhores histórias eleitorais de 19 principais sites de notícias geraram um total de 7,367 milhões de compartilhamentos, reações e comentários no Facebook.

O BuzzFeed observou que no período anterior aos três últimos meses a performance do conteúdo dos principais veículos superou as falsas notícias. No entanto, à medida que a eleição se aproximava, o envolvimento com conteúdos falsos no Facebook disparou e ultrapassou o do conteúdo das principais fontes de notícias.

As duas notícias falsas que mais repercutiram foi “Wikileaks confirma que Clinton vendeu armas para o Estado Islâmico” e “Papa Francisco choca o mundo e apoia Donald Trump”.

Das 20 notícias falsas de melhor performance analisadas, apenas três não eram pró-Donald Trump ou contra Hillary Clinton.

As únicas falsas notícias que se tornaram virais e eram contra os interesses de Trump foram uma falsa citação do seu vice, Mike Pence, sobre a primeira-dama Michelle Obama; a informação mentirosa de que a Irlanda estaria recebendo “refugiados americanos” que fugiam de Trump e sobre a falsa declaração do artista RuPaul de que teria sido tocado pelo republicano.

Um porta-voz do Facebook afirmou à reportagem do BuzzFeed News que as principais notícias não refletem o engajamento global na plataforma. Ele explicou que algumas notícias são consideradas de cauda longa (termo utilizado para designar notícias que geram engajamento por um longo período). "Pode parecer que as melhores histórias recebem muita tração, mas representam uma minúscula fração do total."