Mundo

Hillary culpa diretor do FBI por derrota nas eleições nos EUA

Declaração foi feita durante teleconferência com doadores de campanha

Por G1 12/11/2016 21h15
Hillary culpa diretor do FBI por derrota nas eleições nos EUA
Reprodução - Foto: Assessoria

A canditata democrata Hillary Clinton culpou o diretor do FBI, James Comey, por sua derrota nas eleições presidenciais do Estados Unidos, durante teleconferência neste sábado (12) com seus principais doadores de campanha.

"Há muitas razões pelas quais uma eleição como este não é bem sucedida", disse Hillary, de acordo com o relato de um doador transmitido ao jornal "The New York Times". "A nossa análise é que o anúncio de Comey levantando dúvidas infundadas, sem fundamento, que interromperam nosso impulso".

No dia 28 de outubro, às vésperas das eleições, o FBI, a agência de investigação americana, anunciou a retomada de investigações sobre novos e-mails que surgiram com relação ao uso de um servidor privado que Hillary fez quando ocupava o cargo de Secretária de Estado, o que provocou um impacto negativo na campanha da democrata.

No dia 6, o diretor do FBI, James Comey, anunciou que decidiu não indiciar Hillary pelos novos e-mails e que a agência continuava a considerar Hillary inocente de qualquer tipo de crime devido ao uso de um servidor privado quando foi secretária de Estado dos EUA.

Para a campanha de Hillary, o resultado aparentemente positivo acabou prejudicando a candidata com relação a eleitores que era receptivos a alegações de Trump sobre um "sistema manipulado".

Na quarta-feira (9), horas após a confirmação da vitória de Donald Trump nas urnas, Hillary disse em discurso que a derrota foi dolorosa e mostra o quanto a opinião pública dos Estados Unidos está dividida.

A democrata pediu que os americanos tenham a "cabeça aberta" para o novo presidente. "Donald Trump vai ser nosso presidente. Nós devemos a ele uma cabeça aberta e uma chance para liderar. Nossa democracia constitucional garante a transferência de poder em paz. Nós valorizamos isso", disse Hillary.

Leia também: EUA têm novos protestos contra Donald Trump.