Mundo

Luto na música: cantor e compositor Leonard Cohen morre aos 82 anos

Carreira de mais de 50 anos influenciou do U2 a Bob Dylan

Por R7 11/11/2016 01h12
Luto na música: cantor e compositor Leonard Cohen morre aos 82 anos
Reprodução - Foto: Assessoria

O cantor e compositor canadense Leonard Cohen morreu nesta quinta-feira (10) aos 82 anos, informou a Sony Music Canadá na página oficial do artista no Facebook. O velório do cantor deve ser realizado em Los Angeles. O comunicado sobre a morte de Cohen foi postado na página oficial do Facebook do artista. A nota diz: "É com profunda tristeza que informamos a morte do lendária poeta, compositor e artista Leonard Cohen. Perdemos um dos músicos mais reverenciados e prolíficos. Cohen era um artista visionário. A família pede privacidade durante este período de luto e tristeza." Ainda não foi revelada a causa de sua morte.

Nascido no subúrbio de Montreal, Cohen começou escrevendo poemas e publicando livros com seus textos. Também lançou romances. Seu primeiro livro, Let Us Compare Mythologies, foi publicado em 1956, aos 22 anos. Só passou a compor depois dos 30 anos, quando se mudou para os Estados Unidos e já era conhecido autor de poemas e romances. Lançou seu primeiro disco, Songs of Leonard Cohen, em1967. Desde então, Cohen tem acumulado currículo clássicos da música pop, como Suzanne, So Long Marianne, Tower of Song, Hallelujah, Bird on the Wire, I'm your Man, I can't forget, Everybody Knows, Dance Me To The End Of Love. Sisters of Mercy. Os temas iam da desilução amorosa a reflexões existenciais. 

Com sua voz grave e elegante, e poemas longos, com frases simples, cheios de ironias e jogos de palavras, Cohen influenciou artistas como Bob Dylan, Lou Reed, David Bowie e Nick Cave, e dezenas de bandas de rock — do Pixies ao U2. Foi tema de dois documentários antológicos. Lançado em 2005, I'm Your Man conta sua história e revela como nasceram alguns de seus clássicos. Tem participações de Nick Cave, U2, Jarvis Cocker e Rufus Wainwright, interpretando suas músicas mais famosas. Já Bird on a Wire, do diretor Tony Palmer, fez parte em setembro do festival de documentários In-Edit, em Sâo Paulo. e mostra bastidores e momentos emocionantes da turnê que fez em 1972 com sua banda. Entre 1990 e 1996, viveu recluso em um templo budista nos arredores de Los Angeles. 

Tem 14 discos de estúdio na carreira. O último deles, You Want It Darker, foi lançado em outubro e tinha a morte como tema de algumas canções. A música que dá nome ao disco fala explicitamente sobre esse assunto e foi lançado duas semanas antes dele morrer.

Escute, abaixo, o clássico 'Hallelujah':