Mundo

Resposta de empresas a tragédia de Mariana foi insuficiente, diz ONU

Barragem da mineradora Samarco se rompeu em 5 de novembro de 2015

Por G1 04/11/2016 13h38
Resposta de empresas a tragédia de Mariana foi insuficiente, diz ONU
Reprodução - Foto: Assessoria

Um ano depois da tragédia de Mariana, em que o rompimento da barragem da mineradora Samarco lançou uma enxurrada de lama na região, a ONU divulgou um comunicado afirmando que as medidas tomadas por autoridades e empresas envolvidas "não correspondem à dimensão do desastre e às consequências socioambientais, econômicas e de saúde".

O comunicado, assinado por especialistas em saneamento básico, direitos humanos, direitos de povos indígenas e saúde pública, destaca que cerca de 6 milhões de pessoas afetadas pela tragédia continuam sofrendo.

Além disso, os especialistas afirmam que o governo ainda não providenciou provas de que a qualidade da água dos rios da região é suficiente para o consumo humano depois do acidente que levou rejeitos de mineiração ao Rio Doce.

O documento critica também a falta de providências em relação à situação das comunidades indígenas e ribeirinhas e menciona denúncias de que defensores dos direitos humanos estão sendo perseguidos na região

Para os representantes da ONU, os esforços das empresas Samarco, Vale e BH Billiton para deter os vazamentos de lama foram insuficientes e ressaltam que este é o momento de "redobrar todos os esforços".