Mundo

Rússia ameaça atacar Noruega porque EUA instalaram bases navais na fronteira do país

Comitê de Segurança russo afirmou que população norueguesa vai sofrer

Por R7 01/11/2016 19h53
Rússia ameaça atacar Noruega porque EUA instalaram bases navais na fronteira do país
Reprodução - Foto: Assessoria

A Noruega se tornou um alvo russo devido às bases navais americanas montadas nas fronteiras do país. O vice-presidente do Comitê e Segurança da Rússia, Frants Klintsevitsju, afirmou à TV 2 que os cidadãos noruegueses vão sofrer com a presença militar dos Estados Unidos no país. As informações são do portal de notícias britânico The Independent. 

— Isso é muito perigoso para a Noruega e para os noruegueses. Como devemos reagir a isso? Nós nunca tínhamos pensado na chance de a Noruega ficar entre nossos alvos, Mas se isso ocorrer, a população vai sofrer.

As tropas norte-americanas estacionaram em Værnes, a cerca de 1.000 km da fronteira norueguesa com a Rússia. Mas a ministra da Defesa da Noruega, Ine Eriksen Søreide, amenizou a situação:

— Não há razão objetiva para os russos reagirem a isso. Mas eles estão fazendo a mesma coisa em relação a todas as decisões tomadas pelos países da OTAN.

A Noruega, que é membro da OTAN desde 1949, tem mantido por muito tempo grandes quantidades de equipamento militar americano em túneis escavados em montanhas.

O governo norueguês também argumentou que as tropas da OTAN estavam treinando no país por décadas. Ele acrescentou que a medida não tem o intuito de tornar o país uma base permanente para os EUA, e que pode ser reavaliada em 2017. 

As relações entre a Rússia e o Ocidente deterioraram-se nos últimos meses, em grande medida devido ao envolvimento da Rússia na guerra civil síria. O país foi recentemente afastado do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em meio a crescentes alegações de ser responsável por crimes de guerra por suas ações na Síria.

O chefe do serviço de segurança britânico MI5, Andrew Parker, anunciou que o estado russo representa uma ameaça crescente à estabilidade no Reino Unido:

— A Rússia está usando todos os seus poderes para empurrar sua política externa para o exterior de maneira cada vez mais agressiva — envolvendo propaganda, espionagem, subversão e ataques cibernéticos.

Os Estados membros da OTAN estabeleceram planos para enviar milhares de soldados para a Europa Oriental e Países Bálticos, à medida que a Rússia reforçar sua presença militar nas fronteiras ocidentais com a Europa.