Mundo
Após missão no espaço, russo, japonês e americana retornam à Terra
Nave Soyuz MS-01 aterrissou com os 3 tripulantes a bordo no Casaquistão
O módulo de descida da nave russa Soyuz MS-01, com três tripulantes a bordo, aterrissou neste domingo (30) com sucesso nas estepes do Cazaquistão, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.
Na cápsula, retornaram à Terra o cosmonauta russo Anatoli Ivanishin, o japonês Takutya Onishi e a astronauta americana Kathleen Rubins, que ficaram em uma missão de quase quatro meses na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Durante sua permanência na ISS os três realizaram cerca de 40 experimentos científicos.
A MS-01, a primeira nave do novo modelo Soyuz, pousou a cerca de 140 quilômetros a sudeste da cidade de Zhezkazgan.
"Os tripulantes estão bem", afirmou um porta-voz do CCVE citado por veículos de imprensa russos.
A bordo da ISS permanecem os russos Sergei Rizhikov e Andrei Borisenko e o americano Shane Kimbrough, que chegaram à plataforma espacial no dia 21.
Cápsula da nave russa Soyuz MS-01 com tripulação momentos antes da aterrissagem no Casaquistão (Foto: Dmitri Lovetsky/Pool via AP)
Mais lidas
-
1True Crime
'Instinto Materno': o crime por trás do documentário da Netflix
-
2Maceió
Estudante da Ufal é atingido por parte de parede que desabou em prédio do Instituto de Matemática
-
3Falta de transparência
MPF apura questionamentos sobre pagamento de precatórios do Fundef em São José da Laje
-
4Suspense, mistério e drama familiar
Final explicado da série espanhola Oasis: quem sequestrou Celia?
-
5Assembleia geral
Técnicos das universidades federais mantêm greve e reforçam mobilização por cumprimento integral do acordo de 2024




