Interior

MP pede afastamento de guardas flagrados agredindo homem

Caso ganhou repercussão após vídeos mostrarem ação de agentes da Guarda Municipal contra homem que já estava imobilizado

Por Tribuna Hoje 06/06/2026 08h15
MP pede afastamento de guardas flagrados agredindo homem
Guardas municipais foram afastados após agressões serem denunciadas por vídeo divulgado nas redes sociais - Foto: Reprodução



O Ministério Público de Alagoas (MPAL) recomendou o afastamento dos guardas municipais envolvidos na agressão a um homem em São José da Laje, na Zona da Mata alagoana. O caso ocorreu na noite da última quarta-feira (03) e passou a ser investigado após a divulgação de vídeos gravados por moradores.

As imagens mostram um homem sendo agredido por quatro agentes da Guarda Municipal. Nas gravações, os guardas aparecem desferindo chutes, socos e golpes com cassetete contra a vítima, que já se encontrava imobilizada.

Segundo relatos divulgados, o homem seria paciente do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). As circunstâncias que motivaram a abordagem ainda estão sendo apuradas pelas autoridades.

Vídeos motivaram apuração

A repercussão do caso levou o Ministério Público a acompanhar a situação e adotar medidas para garantir a investigação dos fatos. O órgão considera as imagens um elemento importante para a apuração da conduta dos agentes envolvidos.

A recomendação de afastamento ocorre após a Prefeitura de São José da Laje informar que havia determinado o afastamento imediato dos guardas citados nas gravações. Em nota, a gestão municipal afirmou que não compactua com atos de violência praticados por servidores públicos.

Caso segue sob investigação

O Ministério Público informou que continuará acompanhando o caso por meio da Promotoria de Justiça com atuação no município. A apuração deverá esclarecer a legalidade da ação, a necessidade do uso da força e eventuais responsabilidades dos envolvidos.

As imagens registradas por populares também deverão ser analisadas durante o andamento das investigações. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre possíveis medidas disciplinares ou criminais além do afastamento dos agentes.