Interior
Sismógrafo é instalado a dois quilômetros de Craíbas
Parceria entre Laboratório Sismológico da UFRN e Universidade Estadual de Alagoas garantiu equipamento no local
Uma parceria entre o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), campus Arapiraca, garantiu a instalação de um moderno sismógrafo no município de Craíbas.
Em março deste ano, as duas instituições implantaram a primeira estação sismológica do Agreste, no Polo Tecnológico Agroalimentar, no Distrito de Bananeiras, em Arapiraca.
Em menos de duas semanas de funcionamento, a estação registrou três tremores de terra, sendo um no município de Arapiraca e dois em Craíbas.
O primeiro registro ocorreu no dia três de março, apenas dois dias após a instalação do equipamento, quando foi detectado um tremor de terra em Arapiraca com magnitude de 1.8 na Escala Richter.
Poucos dias depois, no dia seis de março, a estação identificou um segundo tremor, desta vez no município de Craíbas, com magnitude de 1.6. O registro mais recente ocorreu na quarta-feira, 11 de março, quando foi detectado o terceiro tremor de terra, novamente em Craíbas, com magnitude de 1.8 na Escala Richter.
Apesar de apresentarem baixa magnitude, tremores dessa intensidade podem ser sentidos por pessoas que estejam próximas ao epicentro.
Dois meses depois, com a chegada do professor e biofísico Eduardo Menezes e do coordenador do LabSis, professor-doutor Aderson Farias, que realizaram na Uneal um curso de introdução à sismologia para acadêmicos e pesquisadores, uma nova estação foi implantada, dessa vez em Craíbas, a cerca de dois quilômetros da Mineração Vale Verde (MVV).
Segundo apurou a Tribuna, o equipamento faz parte de um sistema composto de um registrador digital RefTek, sensor Lennartz de 1Hz (período curto, três componentes), com amostragem de 100 Hz.
Ainda de acordo com as especificações técnicas, o aparelho vai permitir a sincronização feita através de um sistema GPS acoplado ao RefTek. A estação em Craíbas possui conexão com o LabSis e seu Data Center via internet.
A instalação do equipamento amplia significativamente a capacidade de acompanhamento da atividade sísmica na região.
As famílias que vivem no entorno da MVV, na área rural do município de Craíbas, no Agreste alagoano, cobram das autoridades locais e estaduais a contratação de uma instituição responsável pela avaliação dos níveis de qualidade do ar nas áreas próximas da mina.
Desde o ano de 2021 que os moradores reclamam das fortes explosões, tremores de terra e rachaduras em dezenas de casas.
Em reiteradas notas à imprensa, a MVV tem reiterado que os tremores de terra e algum caso de problema respiratório em pessoas no entorno da empresa não estão associados à atividade mineradora, e que a empresa trabalha com as mais rigorosas normas internacionais de segurança.
Mais lidas
-
1Suspense policial
Final explicado de 'O Homem que Sussurra': quem é o assassino e quem é a garota de azul?
-
2Mobilização
Em mais um movimento nacional, Sintect/AL realiza ato no CTCE
-
3True Crime
A Morte da Esposa do Pastor: a história real de Mica Miller
-
4Tem filme para todos os gostos!
Vem por aí! 7 estreias imperdíveis nos cinemas em setembro
-
5Derrota atrás de derrota
Defesa de Deolane Bezerra tenta novo pedido de liberdade, mas Justiça mantém prisão





