Interior
Corpo de Bombeiros combate incêndio em loja de eletrodomésticos em Arapiraca
Ocorrência de grandes proporções mobilizou dez militares, três viaturas e contou com uso de câmera termográfica
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atuou, na madrugada desta quinta-feira (9), no combate a um incêndio de grandes proporções em um estabelecimento comercial localizado na Rua Brasília, no bairro Brasília, em Arapiraca.
As guarnições foram acionadas durante a madrugada e, ao chegarem ao local – uma loja de conserto de eletrodomésticos – , iniciaram imediatamente o combate ao fogo. Com o auxílio de água, câmera termográfica e técnicas específicas de extinção, as chamas foram debeladas com sucesso. O incêndio não atingiu estabelecimentos vizinhos e ninguém ficou ferido.
Após a extinção das chamas, foi realizado o rescaldo da área para garantir a eliminação de focos remanescentes e evitar novos riscos. Ao todo, três viaturas e dez militares atuaram na ocorrência. Ainda não há informações sobre o que pode ter causado o incêndio, as causas serão determinadas após perícia.
Tecnologia no combate
Durante a operação, foi utilizada uma câmera termográfica de alto desempenho, modelo FLIR K55, equipamento recentemente adquirido e voltado ao uso operacional no combate a incêndios.
A câmera permite a visualização em ambientes com fumaça densa e ausência total de luz, facilitando a navegação das equipes, a localização de vítimas e a identificação de focos de calor, com resolução de 320 x 240 pixels. O uso do equipamento auxilia diretamente em ocorrências de grande porte, reduzindo o tempo de resposta em ambientes confinados e com baixa visibilidade.
As câmeras FLIR K55 também contribuem para a localização do foco principal do incêndio, a análise da propagação de calor por condução em paredes e forros, a identificação de acúmulo de gases aquecidos no teto e a detecção de focos ocultos em estruturas, mobiliário e entre camadas de materiais combustíveis.
Neste ano, foram adquiridas 12 unidades, distribuídas por todo o estado para atuação em diversas ocorrências envolvendo incêndios, evidenciando como a tecnologia se torna cada vez mais aliada na proteção e no salvamento de vidas.
Mais lidas
-
1Mistério criminal
Final explicado de Perdendo o Juízo: Quem é a assassina?
-
2Goleiro gato!
Goleiro da Nigéria vira fenômeno nas redes sociais após arrancar suspiros de famosas
-
3Sedução e vingança
O Polígamo! A série sul-africana que transforma aparência em arma de destruição
-
4Segredo revelado
Polêmica! Presidente 'engana' esposa e usa dinheiro da CBF para bancar mulheres
-
5Agreste
Homem com carro roubado em Marechal é abordado e preso em Arapiraca





