Interior

Corregedoria participa de visita técnica do STJ a Porto Calvo

Iniciativa integra as ações preparatórias para o Arraial da Cidadania, que será realizado entre os dias 12 e 15 de maio e oferecerá serviços jurídicos, sociais e de cidadania

Por Niel Rodrigues / Ascom CGJ/AL 31/03/2026 11h08
Corregedoria participa de visita técnica do STJ a Porto Calvo
Juíza Laila Kerckhoff, ministro Carlos Brandão e corregedor Celyrio Adamastor - Foto: Caio Loureiro / Dicom TJ/AL

O corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Celyrio Adamastor, e a juíza auxiliar Laila Kerckhoff participaram da visita técnica realizada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Carlos Augusto Pires Brandão, ao município de Porto Calvo, localizado na Região Norte alagoana, nesta segunda-feira (30).

A iniciativa faz parte das ações preparatórias para o Arraial da Cidadania, programado para ocorrer entre os dias 12 e 15 de maio, e tem como objetivo promover a integração entre diferentes órgãos para oferecer à população da região Norte de Alagoas serviços jurídicos, sociais e de cidadania de forma articulada e acessível.

“Essas ações sociais aproximam o poder público da população, porque garantem acesso a direitos básicos, especialmente para quem mais precisa. Ao reunir diferentes órgãos em uma atuação integrada, é possível oferecer não apenas serviços, mas também dignidade, inclusão e oportunidades, com impacto direto na vida das pessoas e no desenvolvimento social do estado”, disse Celyrio Adamastor.

Durante o discurso, o ministro Carlos Brandão agradeceu a todos os que integram o sistema de Justiça pelas contribuições ao projeto, bem como aos representantes do Poder Executivo, pelo suporte e pela estrutura governamental disponibilizada para viabilizar a iniciativa em Alagoas.

“Trata-se de uma ação pioneira no país. Não buscamos apenas levar serviços, algo que o Judiciário já realiza por meio de mutirões e juizados itinerantes, mas promover uma transformação mais ampla. O que pretendemos realizar em Porto Calvo é algo absolutamente grande, que é tentar transformar não só a vida das pessoas, mas transformar gerações”, afirmou o ministro Carlos Brandão.

Ainda no Fórum da cidade, a programação contou com a participação do juiz Claudemiro Avelino que, a convite do corregedor Celyrio Adamastor, apresentou um resumo da história de Porto Calvo, com destaque para a trajetória de Domingos Fernandes Calabar.

Entre as autoridades presentes no evento estavam o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fábio Bittencourt; a juíza auxiliar da Presidência do TJAL, Lívia Mattos; a juíza Fátima Pirauá; o juiz Vinícius Garcia; a prefeita de Porto Calvo, Eronita Sposito; o prefeito de Maragogi, Daniel Mendes; além de procuradores e outras autoridades locais.

“Precisamos reconfigurar as relações econômicas, culturais e sociais. Nesse contexto, o papel do Judiciário é importantíssimo, por sua capilaridade, pelo seu conceito suprapartidário e por ser capaz de montar esse espaço de encontros, para que os diálogos institucionais aconteçam de uma forma mais legitimada, mas próxima da realidade e dos problemas sociais, que são extremamente complexos”, concluiu o ministro.