Interior
MVV estimula uso de IA por professores em evento de práticas exitosas em Craíbas
Empresa alagoana convidou pesquisadora da USP, Mary Andrioli, para realizar palestra
Professor é o mestre de todas as profissões. É a partir deles e delas que todo o horizonte se constrói. E em Craíbas não é diferente.
Na quinta-feira (18), a Mineração Vale Verde (MVV) participou de um importante evento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a partir da “Mostra de Práticas Exitosas dos Anos Finais” com relação às escolas de Craíbas.
Além de apontamentos do Sesi Tec, da Prefeitura de Craíbas e da editora Aprender, a mineradora promoveu uma palestra remota com a pedagoga e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), drª. Mary Grace Andrioli, trazendo a palestra “Educar para a Cultura Digital e Midiática”.
Em parceria entre a Prefeitura, a MVV, o Sesi e a editora Aprender, o evento ocorreu na Escola Municipal Padre José Thiesen, no Centro de Craíbas, no auditório da instituição de ensino.
Participaram ao todo 85 professores, coordenadores e diretores da Rede Municipal de Ensino, a partir de enfoque na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Computação, do Ministério da Educação (MEC), condicionante para acesso a recursos do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb).
Segundo a coordenadora geral dos Anos Finais do Fundamental da Semed, Rosinea Damasceno, o objetivo da mostra foi valorizar, compartilhar e fortalecer as práticas pedagógicas exitosas desenvolvidas pelas escolas dos Anos Finais da rede, com base nas formações continuadas realizadas ao longo do ano letivo.
“Preparamos esse evento para os professores com todo carinho e amor, assim como eles fazem o trabalho em sala de aula com seus alunos. Agradecemos por tornarem possível que os estudantes sejam 'futuros possíveis'”, diz ela.
E esses tais “futuros possíveis” são nossos jovens craibenses. A palestrante da USP, drª. Mary Andrioli, pontuou que estudos recentes mostraram que 92% das crianças e adolescentes usam hoje a internet regularmente.
“Conectividade é realidade. Precisamos estar atentos e atentas a esse advento que as redes sociais e a Inteligência Artificial [IA] estão trazendo agora para esse novo contexto dentro da perspectiva da Educação. Por isso, é essencial entendermos esses universos e todos os aspectos associados a essas tecnologias digitais e à cultura digital em si. É preciso destacar o papel do educador nesse quesito e sua formação continuada. Precisamos acompanhar o que está surgindo para melhor atuar como mediador e orientador dos nossos alunos, a partir de um modelo de pensamento crítico diante das informações digitais. Fico feliz em participar deste momento com os docentes de Craíbas, a convite da MVV”, pontua Mary.
Para a coordenadora de Relações Institucionais, Comunidades e Comunicação (RICC) da MVV, Ana Lucia Santiago, a tecnologia pode potencializar, mas não substitui a conexão humana, a empatia e a mediação pedagógica.
“O uso da IA, atrelado ao dia a dia dos nossos professores de Craíbas, pode ser de um ganho enorme em termos pedagógicos. Algumas escolas municipais dispõem de laboratórios de informática e, desse modo, a MVV está apoiando nesse plano de alinhamento ao BNCC. Além dessa palestra da Mary Grace, pudemos também mostrar os nossos projetos de investimento social diante das práticas exitosas da MVV este ano, com o 4º Edital de Patrocínio de Projetos Sociais, que contemplou projetos de Craíbas e Arapiraca”, ressalta a coordenadora de RICC.
Quem fez a apresentação desse material foi o analista de Relações com Comunidades da MVV, Murillo Sancho, que saudou todos os professores, enfatizando que ele próprio é fruto de uma Educação de qualidade fornecida em Craíbas, sendo a representação daquele “futuro possível” e que é preciso seguir em frente fazendo sempre mais por nossos estudantes.
SOBRE A MVV
A MVV atua nas atividades de exploração, mineração, beneficiamento e comercialização do concentrado de cobre no Agreste alagoano, em Craíbas. A empresa foi adquirida em abril de 2025 pelo grupo chinês Baiyin Nonferrous, que atua na mineração, fundição, processamento e comércio de diversos metais não ferrosos. O compromisso da MVV é trabalhar de forma segura, respeitando o meio ambiente e as comunidades, investindo em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do território.
Mais lidas
-
1Maceió
MPF recomenda paralisação de obras em empreendimento em Garça Torta, Maceió (AL)
-
2Não é fake
De maconha a milagres! Snoop Dogg larga o rap profano, vira cristão e lança álbum gospel
-
3TRILHA
Trilha inspirada no Caminho de Santiago de Compostela será implantada em Alagoas
-
4'The Rip'
'Dinheiro Suspeito' reúne Matt Damon e Ben Affleck em novo thriller policial da Netflix
-
5K-dramas
Doramas: Confira a lista de estreias que chegam no Rakuten Viki em janeiro de 2026



