Interior

Inmet emite alerta de baixa umidade para 16 municípios do sertão de Alagoas

Aviso de risco potencial vigorará até quarta-feira e orienta cuidados com saúde e prevenção de incêndios

Por Tribuna Hoje 02/12/2025 13h03
Inmet emite alerta de baixa umidade para 16 municípios do sertão de Alagoas
Classificado com a cor amarela, o aviso indica risco potencial e ficará vigente até às 10h desta quarta-feira (3) - Foto: Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta terça-feira (2) um alerta de baixa umidade para 16 municípios localizados no alto e médio sertão de Alagoas. Classificado com a cor amarela, o aviso indica risco potencial e ficará vigente até às 10h desta quarta-feira (3).

A umidade relativa do ar deve oscilar entre 20% e 30%, o que aumenta o risco de incêndios em pastagens e florestas, acelera a evaporação e reduz as reservas hídricas da região. Além disso, a baixa umidade pode provocar problemas de saúde, como complicações alérgicas e respiratórias, sangramentos nasais, ressecamento da pele e irritação nos olhos.

O Inmet orienta os moradores a:

Beber bastante líquido;

Evitar esforço físico nos horários de maior ressecamento;

Reduzir a exposição ao sol nos períodos mais quentes;

Buscar informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Os municípios sob alerta são: Água Branca, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Inhapi, Maravilha, Mata Grande, Olho d'Água do Casado, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.