Interior

Ação + Centro Novo reforça integração entre instituições, comércio e população em Arapiraca

Por Assessoria 19/11/2025 14h26
Ação + Centro Novo reforça integração entre instituições, comércio e população em Arapiraca
Mutirão - Foto: Assessoria

A 4ª edição da Ação + Centro Novo reforçou, nesta terça-feira (18), a integração entre instituições parceiras, comércio e população ao oferecer dezenas de serviços gratuitos na Praça Bom Conselho, no Centro de Arapiraca. O mutirão atraiu moradores, trabalhadores do comércio e consumidores que passavam pela região, oferecendo serviços de saúde, orientações jurídicas, ações para empreendedores, cortes de cabelo, cadastro em tarifas sociais e outros atendimentos essenciais.

Entre os atendidos, a ação trouxe impacto imediato. A dona de casa Maria Quitéria da Silva, moradora do Canafístula, aproveitou o dia de compras para fazer o cadastro na tarifa social de energia. "Eu sabia que tinha direito, mas não sabia como fazer. Foi muito bom resolver isso hoje, porque vai ajudar bastante nas contas da casa. Agora é só torcer para ganhar o sorteio da geladeira. Meu aniversário é na próxima semana e seria um grande presente para mim", declarou.

Já o desempregado José Francisco dos Santos saiu satisfeito após aproveitar os serviços do Senac e novas oportunidades. "Já tinham me falado dessa ação, que tinha corte de cabelo e barba. Dei sorte de vir ao comércio hoje e aproveitar. Agora vou passar no Sine para ver se tem alguma oportunidade de trabalho", disse.

A ação de cidadania é uma iniciativa do Sindilojas Arapiraca e Associação do Centro Novo (Acena) realizado mensalmente desde o mês de agosto, com a parceria do Sesc, Senac, Sest/Senat, Sebrae, Equatorial, Casal, Defensoria Pública, Casa de Direitos, CDL Arapiraca, Sine e SuperConect.

Para o vice-presidente do Sindilojas Arapiraca e diretor da CDL, Eramir Filho, a iniciativa tem impacto direto na rotina de quem trabalha no comércio: "É uma ação que partiu da Acena em conjunto com o Sindilojas Arapiraca. Trazer esses serviços para o comércio ajuda bastante, porque o nosso colaborador está no corre-corre e acaba adiando quando precisa tomar uma vacina ou resolver algum problema de documentação. Ter esses atendimentos ali, pertinho, facilita demais", explicou.

O presidente da ACENA, Cláudio Júnior, destaca que a ação beneficia também outros envolvidos. "Esta é uma ação que traz benefícios para todos os que participam e que são atendidos. Para os colaboradores do comércio, porque facilita o acesso a vacinas ou para resolver algum assunto na Casa de Direitos e Defensoria, que funcionam no mesmo horário em que eles trabalham. Beneficia também a população e as instituições, por facilitar a aproximação e a divulgação dos serviços que elas prestam. E também traz benefícios para o comércio, porque as pessoas que vêm buscar algum atendimento também circulam pelas lojas", afirmou.