Interior

Japaratinga sediará Assembleia pautada na Cultura e Crise Climática!

“Evento promovido pela FOCUARTE reunirá mestres da tradição para discutir o papel da cultura na proteção da biodiversidade e preservação dos territórios.”

Por Assessoria 14/11/2025 14h15
Japaratinga sediará Assembleia pautada na Cultura e Crise Climática!
A ação da FOCUARTE reforça a importância da cultura popular e dos saberes tradicionais nas práticas sustentáveis - Foto: Divulgação

Japaratinga a cerca de 124 km de Maceió, é o destino preferido dos turistas que visitam o estado na alta temporada, seu ecossistema rico em espécies nativas da fauna e da flora marca o lugar como um dos mais belos litorais da costa brasileira, legando para a região norte um potencial sem precedentes na economia e na preservação do meio ambiente.

É nesse lugar de praias exuberantes que a Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (FOCUARTE) realizará no próximo dia 29, das 08h às 15h na orla da cidade, a sua 8ª Assembleia Geral que abordará o tema: “O papel da Cultura no Centro da Ação Climática!” O evento conta com a parceira da prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esportes, Juventude e Eventos (SECEJE), da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SECULT), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e da Associação Cultural e Turística de Japaratinga (ACULTUJA) e tem por objetivo discutir a inclusão dos saberes tradicionais de mestres da tradição, povos indígenas e comunidades quilombolas no desenvolvimento de soluções de enfrentamento da crise climática.

“É um momento fundamental sob a luz da COP 30 discutirmos o clima com os nossos mestres e mestras. A Focuarte foi a única entidade da cultura alagoana convidada para estar em Belém, como fruto desta ação já pautaremos a importância dos saberes tradicionais no enfrentamento da crise climática e o cuidado com a casa comum”, explicou o mestre João Lemos.



Além da valorização de saberes ancestrais, a Focuarte enfatiza a cultura como ferramenta para promoção do balanço ético global. A Entidade também incentiva o consumo consciente e a adoção de um estilo de vida mais sustentável, a fim de garantir a efetiva inclusão da cultura nas discussões sobre clima e meio ambiente em Alagoas.

Dentro da programação haverá uma ação com mestres e artesãos no plantio de mudas de árvores da mata atlântica, cortejo cultural pelo clima, feirinha sustentável, apresentações e uma roda de conversa que contará com a presença de Cosme Rogério - professor, pesquisador, brincante e produtor cultural e Carlos André – estudante de publicidade e propaganda, comunicador e ativista ambiental, dois alagoanos que também participaram da COP em Belém. A roda ainda conta com a presença de Perolina Henriques Lyra – superintendente de patrimônio e diversidade cultural da SECULT e de Judson Cabral - Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A ação da FOCUARTE reforça a importância da cultura popular e dos saberes tradicionais nas práticas sustentáveis. As inscrições podem ser realizadas através do link do até o dia 25 de novembro em troca de 02 kg de alimentos não perecíveis.

Inscrições: https://forms.gle/8q6sBts9SuYk4LKx9

SERVIÇO:
8ª Assembleia Geral da FOCUARTE!
29 de novembro de 2025
08h às 15h
Quadra Poliesportiva da Orla Marítima de Japaratinga – AL.
*Evento Gratuito.