Interior
Polícia Militar desocupa fazenda em Arapiraca
Alvo de tensão política, Fazenda Laranjal estava ocupada pelo Movimento Sem Terra, que cobrava por reforma agrária na região
Cerca de 150 policiais do 3º Batalhão da PM foram cumprir ontem (12), o mandado de reintegração de posse na Fazenda Laranjal, no Acampamento Papa Francisco, entre os municípios de Arapiraca e São Sebastião, onde mais de 100 famílias de trabalhadores rurais sem terra ocupam a área desde abril do ano passado.
Lideranças do Movimento dos Sem Terra (MST) tentaram por várias horas negociar com o comandante da operação, tenente-coronel Carlos Alberto, do Grupo de Gerenciamento de Crise da PM.
A ação começou por volta das dez horas e também mobilizou viaturas do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Grupamento de Policiamento Aéreo e representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL), das secretarias de Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Alagoas.
Técnicos da Equatorial estiveram no acampamento para retirar os cabos de energia elétrica no local. O deputado estadual Cabo Bebeto (PL) e o vereador Vavazinho (PL), de Arapiraca, acompanharam a operação, que se estendeu até o final da tarde de ontem, para o cumprimento do mandado de reintegração de posse na Fazenda Laranjal, que tem área de aproximadamente 20 tarefas de terras.
As lideranças do MST cobraram o cumprimento do acordo da cessão de outra área após reunião, meses atrás, com representantes do Instituto de Terras de Alagoas (Iteral) e equipes da Polícia Militar de Alagoas. Como não houve consenso, as famílias acampadas decidiram manter a ocupação.
Em julho deste ano, o clima de tensão aumentou com a denúncia de disparos de arma de fogo contra as barracas de lona no acampamento. Agora, porém, a operação para o cumprimento do mandado de reintegração de posse ocorreu de forma pacífica e as famílias receberam a garantia de serem transferidas a outro acampamento.
Com o apoio do Grupo de Gerenciamento de Crise da PM, as famílias de trabalhadores e trabalhadoras sem terra puderam colocar os seus pertencentes dentro de caminhões, que transportaram todo o material até o Acampamento Eldorado do Carajás, localizado no município de Junqueiro.
COBRANÇAS POLÍTICAS
Em junho deste ano, o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) cobrou ao Governo do Estado no sentido de dar suporte na desocupação da Fazenda Laranjal.
Nezinho observou que Arapiraca é uma cidade historicamente conhecida por ter realizado uma reforma agrária natural e que, após essa ação do MST, está vivenciando um momento inédito, que tem trazido certa tensão aos pequenos produtores rurais do município.
“Pela primeira vez na história, a cidade passa por uma invasão de terra do MST. A fazenda, de pouco mais de 20 tarefas, é registrada em cartório, legalmente, e tem comprovação produtiva na plantação de milho, mandioca e fumo”, informou o parlamentar.
o deputado Ronaldo Medeiros (PT) defendeu o MST, dizendo que acompanha de perto o trabalho que o Movimento realiza no Estado. “Ando em diversos assentamentos do MST, que é um movimento que busca, sim, a reforma agrária, mas é um movimento que produz, que pratica a agricultura familiar”, assegurou.
Por outro lado, também em aparte, os deputados Cabo Bebeto (PL), André Silva (Republicanos), Breno Albuquerque (MDB) e a deputada Cibele Moura (MDB) se associaram ao pronunciamento de Ricardo Nezinho. Todos questionaram as ações do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Na opinião deles, ao invadir terras — produtivas ou não — o Movimento está cometendo crime.
“Eles sabem muito bem que terras invadidas não podem ser tituladas, jamais terão posse. Eles sabem disso e, mesmo assim, invadem”, criticou o deputado Cabo Bebeto, lembrando que há uma lei de sua autoria, promulgada em 2023, que trata da aplicação de multa e responsabilização dos líderes do Movimento em caso de invasão criminal.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h
-
4História real!
'A Vizinha Perfeita': Como está hoje a assassina Susan Lorincz
-
5'Tremembé'
Quando série sobre o 'presídio dos famosos' estreia no Prime Video?




