Interior

Semarh mantém ‘estado de atenção’ para baixa umidade no Sertão e Agreste de Alagoas até domingo

Por Lucas França com Tribuna Hoje 06/11/2025 11h07
Semarh mantém ‘estado de atenção’ para baixa umidade no Sertão e Agreste de Alagoas até domingo
Aviso vale até o dia 9 e alerta para riscos à saúde e aumento do perigo de queimadas; umidade pode cair abaixo de 30% em algumas regiões do interior - Foto: Ascom Semarh


A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) mantém em vigor o “estado de atenção” para as regiões do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste do estado devido à baixa umidade relativa do ar. O alerta, emitido pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), é válido até o próximo domingo (9).

De acordo com o boletim da Semarh, a atuação de uma massa de ar seco e quente, associada a um sistema de alta pressão atmosférica, está reduzindo os índices de umidade e inibindo a formação de nuvens e chuvas sobre o território alagoano. Em alguns períodos do dia, os níveis podem ficar abaixo dos 30%, principalmente nas áreas mais secas do interior.

O órgão alerta que o tempo seco pode gerar problemas de saúde, como ressecamento das vias respiratórias, irritação nos olhos e agravamento de doenças respiratórias crônicas. Além disso, a baixa umidade aumenta o risco de queimadas, o que pode causar danos ambientais e agravar a poluição do ar.

A Semarh recomenda que a população evite atividades físicas ao ar livre nos horários de maior radiação solar, entre 10h e 16h, mantenha-se hidratada e evite a exposição prolongada ao sol. Também é indicado umidificar os ambientes internos e redobrar a atenção com crianças e idosos, que são mais vulneráveis aos efeitos do clima seco.

O alerta segue sendo monitorado pela Semarh e pode ser atualizado nos próximos dias, conforme as condições meteorológicas.